Guarda o teu coração

 Texto Base: Provérbios 4:23 


Introdução: Biblicamente, coração e alma são um só, quando recebemos do Senhor a recomendação de guardar o coração equivale a dizer que nossa alma precisa estar protegida. Guardar o coração, a alma é um princípio fundamental para quem deseja ver resultado em tudo o que empreende. 

Uma vida bem sucedida, equilibrada, é fruto de uma alma bem guardada. Quando estamos bem resolvidos interiormente, não importa o conceito que o mundo tem de nós, não importa o tamanho da guerra que se levanta contra nós, nada é capaz de nos paralisar, de reter nosso avanço.

A proteção que nossa alma está em Deus, somente Ele nos dá condições de termos uma vida equilibrada. 

Em Provérbios 23:26 Deus nos faz um pedido: “Filho meu dá-me teu coração”. Precisamos ouvir e obedecer ao Senhor, precisamos entregar nosso coração em suas mãos, até porque a alma talvez seja a área mais vulnerável do homem, notícias, comentários, tudo afeta o sentimento, tudo afeta a alma.

Colocamos nossa alma no seguro quando compreendemos que: 

1- Nossa vida pertence ao Senhor

A partir do momento que entregamos algo nas mãos de Deus, Ele toma posse. Quando entregamos nossa vida, família, cidade nas mãos de Deus, Ele lança mão e não solta mais. Ele toma conta, governa, dirige, protege.

Precisamos hoje mesmo decidir entregar nossas vidas, família, negócios, bens, nossa cidade, nas mãos de Deus, para que nossa alma esteja sempre em paz. 

2- Nossas soluções vêm de Deus

As soluções que necessitamos para todas as questões sejam emocionais ou físicas tem um nome: Jesus. Precisamos crer que Ele (Jesus) é maior que qualquer problema.
Quando nos sentimos pequenos diante de uma adversidade, é óbvio que ela se torna grande, mas quando encaramos as lutas tendo em mente que maior é o que está em nós, tudo muda. Precisamos crer a solução para todas as questões (Jesus) é maior que qualquer levante do inimigo.   

A bíblia diz: em Romanos 8:37 que “...em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Essa é a nossa realidade, temos em nosso DNA espiritual o código genético da vitória.

As grandes lutas podem te cercar, mas se você tiver consciência que o Senhor esta contigo, que a solução para todas as coisas está ao teu lado então, para ti não haverá impossibilidade.  

Conclusão: Costumeiramente colocamos no seguro a casa, o carro, os bens materiais, mas hoje Deus nos convoca a colocar em segurança a nossa alma.

No salmo 42:5 o salmista conversa com sua alma dizendo: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face”.


Assim como o salmista, faça sua alma entender que estar em Deus é a melhor escolha.


Compartilhar: