Crer contra a esperança

 Texto Base: Rm 4:18-21


Introdução: Muitas vezes olhamos para as circunstâncias, para os grandes e graves problemas que se levantam contra a nossa saúde,  finanças, família, vida espiritual e perdemos a esperança de que algo diferente possa acontecer. Nesses dias inevitavelmente nos desanimamos e nos conformamos. 

Diante desses desafios da vida esquecemos que a Palavra de Deus nos ensina que podemos crer mesmo quando não há perspectiva, mesmo quando aquela voz fala no fundo da nossa alma que não tem jeito, é impossível, não dá. Em meio as circunstâncias extremamente desfavoráveis, precisamos crer que existe uma esperança. A Bíblia nos ensina que  devemos crer mesmo contra a esperança:

- Abraão e sua fé contra a esperança

Não havia nenhuma possibilidade de Abraão aos 100 anos de idade se tornar pai, além disso, Sara sua esposa era estéril e também já estava em idade avançada, tinha 90 anos. 

Sara já havia passado da menopausa, humanamente falando não havia possibilidade alguma de que ela pudesse gerar um filho. 

Àquela altura, Abraão não tinha visto nenhum milagre dessa natureza que o estimulasse a crer, mas ele confiou naquilo que Deus lhe prometeu. Mesmo contra a esperança decidiu crer que  Deus encontraria uma saída, e assim aconteceu, Isaque nasceu.

Crer contra a esperança é olhar e não ver saída, é não encontrar por meio humano uma solução, mas mesmo assim saber que Deus é poderoso e irá fazer aquilo que for necessário para que as coisas aconteçam.

- Eliseu e sua fé contra a esperança

A história seguir mostra que é possível crer contra a esperança e revela ainda que aqueles que duvidam não desfrutam das bênçãos decorrentes da fé.

Leia: II Reis 6:24 até 7:20

Quando a cidade de Samaria estava sitiada, uma cabeça de jumento  era vendida pelo preço de oitenta siclos de prata (em torno de um kg de prata). As pessoas não tinham o que comer e tinham que recorrer a esse tipo de alimentação e ainda pagando caríssimo.

Nesse tempo de grande escassez onde ninguém acreditava que esta situação pudesse mudar tão rápido, Eliseu creu e declarou a mudança como esta escrito em 2 Reis 7: 1 - “Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria”.  

Eliseu profetizou que no dia seguinte seria vendido aproximadamente 350 Kg de farinha por 11,4 g de prata. 

Veja a diferença num dia 1kg de prata por uma cabeça de jumento e no outro 11,4g por 350 de trigo ou cevada. Essa diferença absurda fez com que um dos soldados ao ouvir  a profecia duvidasse, porém esse foi o grande erro de sua vida, por ter duvidado viu o milagre, mas não experimentou dele. Deus abençoou seu povo, mas esse homem não desfrutou da benção.

Precisamos mudar a nossa mentalidade no sentido de romper com o ceticismo e de fato vivermos pela fé, pois somente dessa forma vamos ter experiências sobrenaturais e nos tornar colecionadores de milagres.

Conclusão: Estamos tão acostumados a crer somente  naquilo que percebemos ser possível, somente naquilo que pelo nosso raciocínio encontramos alguma lógica que quando estamos diante de algo que não vemos saída nos desanimamos, nos desesperamos. 

Se ousarmos crer mesmo quando não há saída, vamos experimentar o favor de Deus, teremos solução para as situações consideradas impossíveis.


Compartilhar: