O Senhor está conosco!

 Texto Base: Salmo 46


Introdução: Todos os dias precisamos fazer a seguinte confissão: O Senhor está conosco! 


Nossas emoções são fortalecidas, nosso espírito é renovado sempre que  levantamos nossa voz para dizer que Ele está conosco!


A grande verdade é que Deus nunca nos deixou e jamais nos deixará. Em todas as circunstâncias podemos contar com Sua companhia. 


É claro que existem momentos que podemos senti-lo com mais intensidade e há outros onde aparentemente estamos sozinhos, mas ainda assim Ele está conosco.


Deus está e sempre estará ao nosso lado, algumas vezes, nós é que nos afastamos dEle, e por essa razão sofremos consequências terríveis. 


Em diversas etapas da história Israel, eles se distanciaram do Senhor. Nos tempos de Gideão, por exemplo, sofreram graves consequências em função do afastamento. Eles plantavam, mas no período da colheita os inimigos invadiam seus campos e levam tudo. Você consegue imaginar a dor, o sofrimento, a tristeza de trabalhar duro, mas não ter o prazer de desfrutar dos resultados?


Um dia, mais precisamente sete anos depois desse afastamento, o Anjo do Senhor, ou seja, nosso amado Yeshua, apareceu a Gideão que naquele momento estava escondido, malhando trigo no lagar e lhe disse: Homem valente o Senhor está contigo!


Gideão estava tão confuso  que questionou: se o Senhor está conosco porque nos sucedeu estas coisas? 


O Anjo do Senhor não deu maiores detalhes sobre o porquê estavam sendo humilhados, roubados, apenas respondeu: “vai nessa tua força e livraras a Israel das mãos dos midianitas”. 


Gideão não se conformou com a resposta e resolveu se lamentar um pouco mais, ele disse: "ai Senhor meu, com que livrarei livrarei a Israel?  Eis que minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.


Veja que nesse lamento, Gideão  perguntou: com que livrarei? E o Senhor respondeu de forma clara: EU ESTAREI CONTIGO e tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.


Assim como Gideão, hoje você pode estar se perguntando: como vencer essa luta? Como vou vencer essa guerra? Como vou vencer essa enfermidade, essa crise que se levantou para destruir meu casamento? Como vou alcançar um nível maior de maturidade, de autoridade para vencer as tentações? Neste dia em especial, ouça  a voz de Deus dizendo: EU ESTAREI CONTIGO! 


Para Gideão e seu povo toda vergonha, opressão, angústia, tristeza chegou ao fim por que o Senhor empenhou sua palavra dizendo: EU ESTAREI CONTIGO!



Sempre que Deus disse a alguém: "eu estou contigo", coisas extraordinárias aconteceram, conquistas inimagináveis foram alcançadas. Não foi apenas Gideão que recebeu essas palavras, outros homens também ouviram e viveram o extraordinário de Deus e eu vou citar apenas um: JOSUÉ.


Deus falou com JOSUÉ: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei”. (Josué 1:5).


Deus empenhou sua palavra a  Josué num momento muito desafiador, uma fase de sua vida onde passaria por uma mudança brusca. Em toda a caminhada no deserto sua posição foi a de discípulo, auxiliar, estava na retaguarda, porém com a morte de Moisés teria que assumir a linha de frente, tomar a dianteira do povo. 


Nesse período de mudança como não poderia ser diferente certamente havia em seu coração apreensão, ansiedade, afinal de contas ele estava assumindo uma grande responsabilidade.


Imagina, ele estava a ponto de liderar um povo que viveu por cerca de 430 anos na escravidão, depois disso passou 40 anos no deserto e  havia chegado o tempo de entrar no território da promessa, tomar posse dele e passar a viver em uma realidade completamente diferente.


Creio que na mente de Josué haviam muitas indagações: Como romper as barreiras que os impediam de entrar na terra? Como derrotar os povos que estavam ali? Como organizar, socialmente, espiritualmente, economicamente um povo acostumado a escravidão e a vida nômade? 


O medo e a insegurança que haviam no coração de Josué, só se dissiparam quando ele entendeu que o Senhor estava com ele.


Conclusão: Não sei se assim como Josué você está com mente carregada e precisa tomar decisões importantes, ou assim como Gideão precisa se livrar de inimigos que periodicamente se levantam para te roubar. Não conheço sua história e teus desafios, porém sei que O SENHOR ESTÁ CONTIGO!


As barreiras que te impedem de tomar posse da promessa vão cair, os inimigos que se levantam contra a tua vida serão derrotados, todos os projetos que Deus estabeleceu para você se cumprirão, sabe porque? O SENHOR CONTIGO ESTÁ.




Compartilhar: