Pentecostes a Festa da Colheita

 Texto Base: Atos 2:1-4 e 14-21  

Introdução: A festa de Pentecostes foi estabelecida por Deus como a festa da colheita. É uma celebração onde temos que apresentar ao Senhor ofertas e primícias especiais em gratidão por todas as bençãos que recebemos. 

Esse ato de entrega é importantíssimo, pois desata sobre nós a benção para uma colheita abundante.

Esta Festa é uma ordenança que não ficou restrita ao velho testamento. No novo testamento observamos:

- Em Atos 20.16 que Paulo estava resolvido a não perder tempo na Ásia, e se apressava para estar em Jerusalém no dia de pentecostes.

- Em 1 Coríntios 16.8, o apóstolo propôs-se a permanecer em Éfeso até o pentecostes, visto que uma porta estava se abrindo para o seu ministério.

- Jesus, como era cumpridor da lei, pessoalmente comparecia anualmente não só a pentecostes, mas às três festas.

- Em atos 2 no dia de pentecostes os discípulos estavam em Jerusalém e quando se reuniram pra orar o Espírito Santo foi derramado sobre eles.

Se nosso Amado Jesus celebrou, se os primeiros apóstolos celebraram nós também devemos celebrar Pentecostes e vou te dar pelo menos duas razões:

Primeira - quando celebramos Pentecostes estamos dizendo: “O Espírito de Deus virá sobre mim e me restituirá. 

Depois da Páscoa, onde Jesus como o cordeiro de Deus foi imolado, muitos discípulos abandonaram a fé, os próprios doze, enfrentaram um esfriamento. 

Pedro, Tiago, João voltaram a pesca, e com isso a grande obra que Jesus começou a levantar na terra, parecia estar enfraquecida, falida, com os seus dias contados.

As autoridades religiosas da época talvez estivessem pensando, alcançamos o nosso objetivo, ferimos o Pastor e rebanho se dispersou. 

Mas, depois de Pentecostes, tudo mudou. os discípulos foram restituídos na coragem, a igreja recebeu de volta a multidão que virou as costas ao Messias,  Em um único dia mais de 3000 pessoas declaram publicamente servir a Jesus e o que parecia estar falido, morto, reviveu. 

A fé foi restituída, os prodígios e as maravilhas logo começaram a se manifestar pelas mãos dos apóstolos e todo o suprimento que a igreja necessitava para romper  milagrosamente surgiu.


Querido, assim como a igreja foi restituída de forma sobrenatural, do mesmo modo, depois de pentecostes, sua família, seus negócios entraram debaixo deste manto de restituição.

Sua célula, seu discipulado vai receber de volta os que desistiram no meio do caminho...


Segunda Razão - quando celebramos Pentecostes estamos dizendo: “O Espírito de Deus virá sobre mim estabelecendo um tempo especial de  prosperidade

   

A igreja nasceu debaixo de um manto de prosperidade, os que tinham propriedades, vendiam e traziam os recursos apurados e depositavam aos pés dos apóstolos, e não haviam necessitados entre eles.

Havia naquela igreja, um sentimento de dependência incondicional ao Senhor. 

Este mesmo sentimento será gerado em teu coração nesta festa, porque Celebrar Pentecostes é reconhecer que em tudo dependemos de Deus, se colhemos, foi graça e misericórdia de Deus, e se continuamos colhendo também é porque dependemos dEle.


Deus me disse que nossa igreja viveria de milagre e ao longo de todos esses anos Ele vem cumprindo esta promessa. Quem não tinha moto, agora tem, quem não tinha carro, adquiriu o seu, quem não tinha casa de modo sobrenatural  alcançou a sua, e quem ainda não alcançou seus objetivos pode ficar em paz, Deus está trabalhando e logo logo você estará dando testemunho.

É importante dizer que Deus não dá nada na medida, toda benção que Deus dá é acima do limite, é acima do que merecemos ou imaginamos, então depois desta festa você vai colher até onde você não plantou.

Conclusão: Não limite ou mesmo impeça o agir de Deus em sua vida. Cumpra a ordenança, celebre Pentecostes e desfrute de todas as bençãos que Deus já preparou especialmente para você.


Compartilhar: