O que fazer diante da crise - Parte 1


Texto Base: I Samuel 30:1-20

Introdução: Tem muita gente enganada em relação a fé que abraçou, tem muita gente achando que o servo de Deus não passa por problemas, não enfrenta crises.

Em toda Bíblia, Deus nunca disse que não teríamos lutas, oposições, falta de recursos financeiros, problemas de saúde, conflitos na família. Acreditar que na vida não teremos problemas não é fé, é ufanismo, é presunção.

Não podemos nos desanimar diante das lutas, Deus permite as oposições para que seu poder seja manifesto. No ano da maturidade, precisamos agir como maduros, não podemos simplesmente fugir da luta.

Davi foi um homem vitorioso, mas precisou enfrentar muitas batalhas. Neste texto específico, perdeu a família, os bens e a credibilidade de seus homens. Mas mesmo diante de tamanha tragédia, Davi não abandonou a Deus, perdeu a fé, mas agiu com maturidade.

Diante das crises precisamos fazer o que Davi fez:

1) Davi não tomou nenhuma atitude precipitada
Mesmo vendo sua cidade queimada a fogo, sabendo que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos, Davi não se precipitou. É evidente que ele sentiu muito, no versículo 4 está escrito que ele e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar,  mas em nenhum momento Davi meteu os pés pelas mãos, até porque quem caminha com o Espírito de Deus recebe a capacitação para exercer domínio sobre suas emoções e impulsos.

Geralmente quem toma decisão precipitada, movido pelo desespero faz bobagem e lá na frente se arrepende.

Toda decisão que tomamos deve ser analisada, considerando os prós e contras, os riscos, pois toda decisão inevitavelmente gera consequências. Diante das crises precisamos encontrar soluções e não fazer com as coisas piorem.

2) Davi buscou direcionamento

Quando Davi resolveu agir, sua primeira atitude foi consultar o seu sacerdote. Não perseguiu o inimigo sem um conselho, sem um direcionamento do seu líder, do seu pastor.

Hoje muitos estão se perdendo, por que se fecham, não querem prestar contas de sua vida a ninguém, não aceitam conselho, enxergam o pastor, como uma figura decorativa, vem ao culto ouve a palavra, mas no dia a dia agem de acordo com sua própria vontade, fazem as coisas do seu jeito.

Davi só partiu em busca de restituição depois que recebeu a palavra de que perseguiria, alcançaria e venceria o inimigo.


Continua...

Compartilhar: