Não negocie com o inimigo



Texto Base: Êxodo 3:7-8 e 11:2-3

Introdução: Quando Deus chamou Moisés para libertar seu povo, Ele fez uma promessa, Israel sairia do Egito para uma terra boa e larga, a terra do leite e do mel, e antes da partida despojaria os egípcios saindo do cativeiro como uma nação próspera.

A Bíblia diz que não podemos dar lugar ao diabo, isto quer dizer entre outras coisas não podemos negociar, não podemos fazer concessões ao inimigo. Se Deus nos fez uma promessa esta promessa precisa se cumprir exatamente como foi feita.

O inimigo sabe que Deus é fiel a sua palavra e vai sempre estar de olho no que Deus nos prometeu e vai sempre tentar fazer uma troca conosco para tirar proveito do que é nosso. O que deve estar claro em nosso espírito é que o diabo quer o que temos.

Quando Moisés procurou faraó para que libertasse o povo, faraó endureceu o coração, e apesar das pragas que assolavam o Egito, ainda assim tentava negociar a libertação de Israel.

Faraó tentou negociar com Moisés a libertação do povo propondo três coisas que afetariam diretamente a vida do povo.

1)  Faraó tentou negociar a libertação de Israel, propondo que eles continuassem em território Egípcio.

Parece até piada, estou liberto, mas permaneço no mesmo lugar. (Leia Êxodo 8:25-28)
Por que faraó fez esta proposta? Porque ele sabia que se o povo estivesse por perto com toda certeza voltaria a escravidão.

Há uma advertência tremenda em I João 2:15-17 – “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

O mundo tem cheiro, sabor, visual que despertam os nossos sentidos quanto mais longe estivermos dele mais perto de Deus estaremos.

2)  Faraó tentou negociar a libertação de Israel,  propondo que eles saíssem, mas deixassem os filhos. (Êxodo 10:8-10)

Para nós pensar em deixar um filho é algo tenebroso, mas o povo estava vivendo debaixo de um jugo de escravidão há cerca de 430 anos, então uma proposta como esta poderia ser aceita.

Satanás vai sempre lutar para que tua família não seja liberta, mas você precisa permanecer firme nas promessas do Senhor: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, “crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa”.

3)  Faraó tentou negociar a libertação de Israel,  propondo que eles saíssem, mas deixasse o gado. (Êxodo 10:24-26)

Querido os bois, o todo o gado do Egito já estavam mortos, o Egito já estava destruído e faraó sutilmente estava tentando se apropriar do patrimônio que pertencia a Israel.

Satanás é assim, ele sabe que está falido e sutilmente tenta se apropriar do que é nosso.

Não aceite ser roubado!  O teu dinheiro, os teus bens tem um propósito: glorificar o nome do Senhor. O povo Israel não poderia de forma alguma sair do Egito de mãos vazias, pois se isto acontecesse como poderiam celebrar ao Senhor?

Conclusão: Os piores acidentes acontecem por descuido, precisamos estar atentos para não cairmos nas ciladas de satanás.

Compartilhar: