Na Dependência do Espírito Santo




Texto Base: Atos 10:38

Introdução: Em tudo o que empreendemos temos como foco o êxito, isto faz parte da essência do ser humano. Perda, derrota não estavam no pacote da configuração original de Deus para o homem, ao contrário, ao formar o primeiro casal Deus os abençoou, e lhes disse: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai”... (Gênesis 1:28).
Embora o sucesso, o êxito, o crescimento, a prosperidade, sejam nossa meta, muitas vezes estamos vivendo uma outra realidade, experimentando os altos e baixos da vida. O principal motivo desta roda viva é a autossuficiência. Muitas vezes pensamos estar tão bem treinados para uma determinada missão que descuidamos do essencial: A dependência do Espírito de Deus.

Só uma maneira de conquistar e manter a conquista, vencer e permanecer vencendo: depender em tudo do Amado Espírito Santo.
Nosso principal padrão de vida vitoriosa é Jesus, em tudo nosso Salvador foi dependente do Espírito de Deus. Se queremos alcançar um nível estável de conquista, precisamos hoje decidir viver como Ele.

Jesus foi dependente do Espírito Santo desde o seu nascimento:

Certa vez ouvi uma ministração onde um pastor conjecturava sobre um diálogo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo tiveram antes de Jesus vir a terra: O Pai perguntava: “meu filho, por causa do pecado o homem está afastado de nós, e o seu destino é a morte eterna, você aceita ir a terra para morrer na lugar dele e tornar-se o salvador, o resgatador da humanidade?”. Jesus olha para o Espírito Santo e diz: “eu aceito, mas não sou capaz de ir sem Você, Eu preciso de Sua força”.

O Espírito por sua vez responde: “Então vamos, vamos mostrar aquele povo o que é o verdadeiro amor”. Daí nasceu Jesus.

É lógico que isto é apenas uma ilustração, mas mostra que Jesus foi alguém que dependeu do Espírito Santo até para nascer, e está em conformidade com Mateus 1:18 – “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo”.

Jesus foi dependente do Espírito Santo em todo o seu ministério:

Jesus fez milagres extraordinários, curas, ressurreições, multiplicou pão e peixes, andou sobre as águas, fez coisas que aos nossos olhos são impossíveis, tudo na dependência do Espírito. Nossa vida ministerial, pessoal, afetiva, profissional pode tomar outro rumo se confiarmos no poder de Deus.

Quantos erros cometemos que poderiam ser evitados se seguíssemos o exemplo de Jesus. Quantos milagres já teríamos experimentado se estivéssemos nesta direção.

Jesus foi dependente do Espírito Santo até a morte:

Somente com a força do Espírito era possível suportar tamanha dor. Jesus passou pela cruz e não desistiu pois o Espírito Santo estava com Ele.

Por amor a Cristo somos levados a morte todos os dias. Não é fácil morrer para o egoísmo, para o pecado, para o mundo, mas em meio as lutas e aflições, em meio as dores terríveis podemos contar com Ele, o nosso consolador.

Conclusão: uma história de conquista não é escrita por acaso, uma história de conquista é resultado da dependência do Espírito de Deus.

Na dependência o nosso Jesus ressuscitou, triunfou sobre a morte, foi glorificado e tem o poder nos céus e terra. Na dependência você vai vencer e viver o melhor de Deus neste tempo.

Compartilhar: