Chaves para vitória




Texto Base: 2 Crônicas 20: 1-17

Introdução: Todo ser humano tem medo de enfrentar as adversidades da vida. É por isso que muitos diante de uma possibilidade de que as coisas fujam ao controle e não deem certo, desistem dos desafios e dos seus sonhos.

Josafá ouviu que um exército poderoso estava a caminho para pelejar contra ele, e naquele momento, como qualquer pessoa, teve medo.  Diante desse momento de tensão, ameaça, ansiedade, ao invés de jogar a toalha, se render ao inimigo tomou duas atitudes que mudaram as circunstâncias que ele estava vivendo.

Primeira atitude: Josafá, proclamou um tempo de Jejum

O jejum é um ato profético que anuncia no mundo espiritual a quebra do poder da carne e a dependência total e irrestrita do Senhor.

No deserto Jesus foi tentado, em pleno período de jejum. O inimigo tentou induzi-lo a transformar pedras em pães, mas a resposta de Jesus foi: “nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Jesus naquele momento estava declarando que dependia totalmente de Deus.

Diante dos temores, das ameaças precisamos, assim como Josafá mostrar nossa confiança em Deus, até porque em muitos casos, somente a intervenção de Deus pode mudar o quadro.

Segunda atitude: Josafá, proclamou um tempo de Oração

Assim como aconteceu com Josafá, hoje, também o inimigo se levanta contra nós na tentativa de roubar a nossa herança, porém mesmo em meio tamanha guerra podemos descansar no Senhor.

Nosso descanso está na presença de Deus é por isso que diante das más notícias precisamos busca-lo em oração.

Jeosafá orou, abriu o coração e contou ao Senhor que estava sofrendo ameaças. Observe que além de orar individualmente, Josafá, também convocou sua nação para buscar ao Senhor com ele.  Há momentos em que orar sozinho é necessário, mas em outros temos necessidade de compartilhar as lutas, as guerras com outras pessoas.

Estamos em campanha constante de oração, todos os dias ao meio dia a igreja está aberta esperando aqueles que amam a presença do Senhor. Se a oração de um justo pode muito em seus efeitos, a oração de muitos justos tem um poder ainda maior.

Conclusão: Ninguém vai roubar o que é nosso, nós temos duas armas poderosas que precisam ser utilizadas o jejum e a oração.

Enquanto Josafá e toda Judá oravam e Jejuavam Deus levantou um profeta para dizer: “Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco”.




Compartilhar: