encarando os problemas




Texto Base: II Reis 4:8-3

Introdução:  Nesse texto de II Reis 4:8-37 encontramos a história de uma mãe que passou por uma situação dificílima. Enfrentou uma um grande problema.

Aquela mulher não podia gerar e de forma sobrenatural recebeu o milagre de ser mãe, seu filho foi crescendo, se desenvolvendo e quando estava entrando em uma nova fase da vida, aos 12 anos morre sem explicação. O menino saiu pela manhã para trabalhar com seu pai, e ali no campo começou a sentir fortes dores de cabeça, seu pai o enviou de volta para casa e diz o texto que “O menino ficou no colo dela até o meio-dia, e morreu”.

Em meio a dor, ao sofrimento, a perda ao grande problema, talvez o maior de toda sua vida, ela tomou algumas atitudes que são dignas de ser imitadas:

A primeira atitude: decidiu olhar pra Deus

Nosso Deus é solução para todas as coisas. Muita gente permanece na derrota porque nunca tira os olhos da dor, do sofrimento.

A Bíblia diz que existe tempo para todo propósito debaixo do céu. Leia Eclesiastes 3:1-6

É incrível que Salomão faz uma lista de tempo, de períodos que podemos passar, mas a maioria das pessoas só conseguem focar no morrer, chorar, prantear, perder.

Não podemos eternizando magoa, dor, choro, perda, derrota. Deus pode reverter o tempo e circunstância. Ele pode tudo!

Quer vencer o problema?  Deixe hoje mesmo de focar no problema e supervaloriza-lo e decida olhar pro Senhor.  Nossa decisão precisa ser sempre com a do salmista que declarou no Salmos 121:1-2; “LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.

A segunda atitude: decidiu lutar

Diante da morte, apesar de estar extremante angustiada, a mulher não ficou chorando ou fugiu desesperada.  A história diz ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta. Foi até o campo chamou o marido e disse: “Preciso de um servo e de uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto logo”.

Seu marido ainda questionou quanto sua ida, mas ela com firmeza e serenidade apenas respondeu: vai tudo bem!

Diante dos problemas que se levantam para nos engolir e nos destruir, não adianta nada ficar chorando, lamentando. É preciso tomar a decisão de lutar.

Fugir tentando encontrar em outro lugar o alívio para dor não resolve nada. Todo problema tem uma solução e a solução começa com decisão de lutar.

Está desempregado? Então decida encontrar uma porta aberta, não fique em casa, todos os dias pela manhã se encha de esperança e corra atrás, lute.

Estamos em meio a uma campanha profética que tem como tema Milagre na Terra Santa. Nessa campanha que é anual, percebemos que os que mais recebem de Deus são os que se levantam e decidem lutar. Os que ficam de braços cruzados e não semeiam e nem ao menos escrevem o seu pedido continuam do mesmo jeito.

Diante dos problemas precisamos fazer como aquela mãe, temos que nos levantar e ir a luta.

Conclusão: As circunstâncias gritam dizendo para tua alma que esse problema não tem jeito, mas com confiança em Deus e disposição para lutar, podemos alcançar a solução de qualquer problema.

Compartilhar: