Determinação





Texto Base: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, tua força será pequena”. Provérbios 24:10.
Introdução: Como servos de Deus, tudo o que fazemos precisa estar em perfeita harmonia com os princípios que o Senhor estabeleceu para seguirmos. Nossa maneira de agir, nosso padrão de conduta e comportamento precisam refletir a imagem do nosso Pai celestial.

Jesus era a exata expressão de Deus. Um Ele disse a um de seus discípulos: “quem vê a mim vê o Pai”. E é este o nível que precisamos alcançar, precisamos refletir a imagem e semelhança de nosso Pai. Entre os muitos atributos de Deus que precisamos incorporar e manifestar em nossa vida diária, há um em especial, DETERMINAÇÃO.

Infelizmente nossa geração está contaminada com incredulidade, muitos vivem literalmente em cima do muro, tomam uma decisão hoje, mas amanhã, dependendo das circunstâncias, mudam de opinião. Hoje precisamos tomar outra postura, pois como lemos “Se nos mostramos frouxo no dia da angústia, é sinal que nossa força é pequena”.

Na Bíblia encontramos muitos exemplos de homens determinados, mas vamos citar dois:

1) Elias -  Você conhece muito bem a história de Elias. O povo estava dividido sem saber a quem de fato serviria, em 1° Reis 18:21 está escrito que “Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”.

Os pensamentos divididos sempre nos levarão as tragédias, as derrotas. Isto fica muito claro nessa situação, pois enquanto o povo se manteve em cima do muro a nação de Israel sofreu com uma forte seca. 

Quer ver a benção do Senhor estendida sobre sua casa, seu trabalho? Mantenha-se firme, determinado.

2) Jesus – Nosso amado Jesus é o nosso maior exemplo, Mesmo sendo 100% Deus , veio a esse mundo sendo 100% homem,  Ele foi extremamente determinado.

Em Mateus 4: 8-11 está escrito que o inimigo levou Jesus a um a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.  Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.

Neste texto específico, vemos que o nível elevado de determinação que havia em Jesus. Depois de 40 dias de jejum, fragilizado, com fome recebeu essas propostas, mas não cedeu a tentação. Jesus foi firme, não negociou com o inimigo, ao contrário, o repreendeu e seguiu em frente na direção do seu chamado que cumpriu até o fim.

Conclusão: Se há algo na vida espiritual que precisamos compreender e viver dia após dia é que nada acontece por acaso. Nenhuma benção é liberada do céu sem que haja uma posição do homem. É bem verdade que tudo o que recebemos é de graça e pela graça, mas todo aquele que deseja viver os milagres de Deus, precisa ter um posicionamento favorável.

A nossa determinação no interior vai nos levar a conquistar.

Compartilhar: