Alegria sempre


Texto Base: Neemias 8:10

Introdução: Israel sob a liderança de Neemias havia concluído a obra de reconstrução dos muros de Jerusalém. Foi um feito extraordinário, mesmo diante de afrontas, ameaças, calúnias em 52 dias a obra foi concluída, a restauração efetivada. Com a conclusão da obra era de se esperar que o povo estivesse pilhado, animado, fazendo festa, mas nas entrelinhas é possível ler que isso não acontecia.

Creio que o trabalho, o retorno a terra, a própria condição em que a nação se encontrava fizeram o povo enxergar o quanto haviam se afastado de Deus e isso produziu em seus corações enorme tristeza. Neemias percebendo essa postura, posso dizer negativa, se levantou e com voz de autoridade os aconselhou “Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”.

Nessa vida todos nós passamos por aflições, por situações que se levantam para nos entristecer. Alem dos problemas o inimigo faz questão de se apresentar diante nós todos os dias para nos acusar. Nós mesmos muitas vezes nos sabotamos quando super valorizamos as perdas. Mas em meio a tudo isso precisamos nos posicionar em favor da alegria, afinal é impossível alcançar a multiplicação com um coração triste, amargurado.

Como se manter alegre mesmo diante de situações adversas?

Em primeiro lugar: permanecendo submisso ao Amado Espírito Santo

Sl 16:11 “Na presença de Deus existe abundância de alegria, em sua destra existem delícias perpetuamente”.

Quem se submete ao Espirito Santo vai sempre produzir seu  fruto e isso inclui a alegria (Gálatas 5:22).

Em segundo lugar: permanecendo na posição de adorador

Muita gente só louva a Deus quando tudo esta bem. Já ouvi inclusive da boca de muitos discípulos que quando as coisas apertam ou não estão do jeito que gostariam ficam travados, não tem motivação nem para ouvir um louvor.

A Bíblia mostra a história de Paulo e Silas, esses dois servos de Deus decidiram louvar a Deus num dos momentos mais difíceis de suas vidas, quando estavam presos e sofrendo fortes dores por terem sido açoitados injustamente. (Atos 16: 25)

Enquanto eles louvavam Deus litoralmente os libertou, e mais, promoveu salvação na vida do carcereiro e de sua família. Claro que todos esses acontecimentos produziram em suas vidas grande alegria.

Em segundo lugar: permanecendo firme e confiante na vontade de Deus

Nem sempre as coisas acontecerão de acordo com a minha vontade, nem sempre as portas que eu quero se abrirão, se entregamos nossa vida nas mãos de Deus então o controle é Dele, a vontade é Dele.

Tem coisas que não entendemos, mas precisamos nos alegrar pois Ele sabe o que é melhor para nós.

Conclusão: Neemias apresenta a alegria ao povo como um conselhos, mas em Filipenses 4:4 Paulo mostra como ordenança.

Diante dessa revelação qual será a sua postura?

Compartilhar: