O resgate da benção - final

 Texto Base: Lc 19.1-10


Introdução: Antes de ter um encontro com Jesus, como cobrador de impostos, Zaqueu extorquiu seu povo e a peso da extorsão, corrupção e ganancia, ficou rico, muito rico. 


Conseguiu construir uma boa casa, alcançou uma excelente posição social, era um maioral entre os publicanos, um alto funcionário do império romano, mas seu dinheiro, sua posição era inútil, só atraia a revolta, a antipatia dos seus irmão, ninguém aceitava sua amizade. 


Zaqueu alcançou tudo o que a força humana pode alcançar, mas se privou da graça e do favor de Deus.


Antes que alguém me interprete mal, preciso dizer que a Bíblia não proíbe o homem ser rico se essa riqueza vem como fruto da bênção de Deus e do trabalho honrado.  


Zaqueu, para se tornar um cobrador de impostos e ter a oportunidade de enriquecer, teve que abrir mão de sua identidade e da sua herança espiritual. 


O protocolo era esse naquela época, todos os que serviam a Roma tinham que rejeitar a sua nacionalidade e crenças.  


Então, tudo o que Zaqueu alcançou foi fora da benção, nada veio as suas mãos como fruto do favor, da graça de Deus.


Agora, a boa notícia nessa história é que esse homem  diante de tudo o que adquiriu  passou a refletir: de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? De que adianta ter tudo na vida e não ter a benção de Deus?


De alguma forma o coração de Zaqueu se inclinou a fazer um resgate necessário, Ele queria de volta a benção de Deus.


Sei que tem muita gente que assim como Zaqueu conseguiu alcançar muita coisa, tem bens, posição, casamento, filhos, mas sente que falta o que é mais necessário a benção, o favor de Deus sobre sua vida.


Para resgatarmos as bênçãos, o favor de Deus precisamos:


2) NOS APRESENTAR DIANTE DE JESUS COM O CORAÇÃO ARREPENDIDO


Como está sua vida? Por um momento você negociou com os reinos desse mundo, abriu mão de sua identidade, de sua filiação? Sentes um vazio em tua alma, uma sequidão em teu espirito, os céus estão fechados, não ouves mais a voz de Deus?


Você precisa tomar uma atitude, tens que fazer o que Zaqueu fez, se arrepender e chorar o erro cometido e voltar ao primeiro amor.


Jesus viu Zaqueu em cima da árvore, decidiu ir acompanha-lo a sua casa e ali Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: “Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”.


É isso que precisamos fazer, confessar diante de Jesus o nossos erros e pecados e decidir por mudança. Confessar será sempre o ponto de partida para resgate da benção e do favor de Deus.


Zaqueu com toda a riqueza, com toda a fama, o poder que havia adquirido poderia se apresentar diante de Jesus com arrogância, como se não tivesse falta de nada, porém, ele entendeu que aquela era a sua hora, o tempo da transformação, da salvação.



Em Ap 3.17-20 está escrito: “17  pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. 18  Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. 19  Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. 20  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”


Laodicéia era uma cidade muito bonita, tinha um estádio, ginásio, teatros, casas de banho, senado, templos. Sua riqueza contribuiu para o avanço da ciência e literatura. Essa cidade era também famosa pela sua escola de medicina, especialmente porque oferecia tratamento para problema dos olhos, através do colírio que eles preparavam ali. 


Laodicéia era também conhecida pela manufatura de lã preta, e também por suas instituições financeiras. Já existia um sistema bancário naquele tempo! A cidade era tão rica, que eles cunhavam a própria moeda.


Por tudo isso  se orgulhava dizendo: "Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma." O Senhor vendo o coração orgulhoso dessa igreja aconselhou que eles buscassem o caminho do arrependimento.


Talvez assim como Zaqueu, Laodicéia seja necessário que você faça esse caminho, tome a decisão de se arrepender.


Zaqueu ouviu a voz de Jesus e agiu depressa. 


Conclusão: O dinheiro escondido nos cofres, fruto da extorsão ao povo de Deus,  era o ídolo que trazia maldição a Zaqueu. Ao dar espontaneamente metade aos pobres, e com a outra metade restituir quatro vezes mais a quem roubou, ele colocou sua fé em Deus, foi o sinal de sua conversão e isto lhe trouxe salvação. 


Compartilhar: