Não extingais o Espírito

 Texto Base: I Ts 5.19 


Introdução: Quando confessamos que Jesus é o Senhor, único salvador algo sobrenatural acontece, o Espírito Santo passa habitar em nossos corações. Paulo afirma isso de forma clara em Efésios 1:13 “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Esse processo é maravilhoso, frágeis vasos de barros tendo o privilégio de acolher um tesouro de valor imensurável.

Infelizmente muitos não compreendem esse mistério e terminam perdendo esse valioso tesouro. Percebendo essa realidade o apóstolo Paulo escrevendo aos seus discípulos de Tessalônica deixou essa importante recomendação: “Não extingais o Espírito”.
Mas isso é possível? Podemos afastar o Espírito Santo, voltarmos a viver uma vida completamente distanciada de Deus?

Sim! Muita gente que um dia já foi cheio do Espírito Santo, hoje estão vivendo completamente vazios. Muitos que um dia caminharam na luz, hoje voltaram a viver em densas trevas.

O processo de extinguir o Espírito Santo se inicia e se estabelece quando o servo de Deus se deixa contaminar pelo pecado e abre mão de viver em santidade. Cuidado! O pecado estabelece um abismo entre o homem e Deus. (Isaías 59:2).

O que fazer então para nunca perder a comunhão com o Espírito Santo?

1) Oração - I Tessalonicenses 5:17 - Orai sem cessar.
A oração é o meio pelo qual nos mantemos conectados com Deus. Muitas pessoas querem experimentar o sobrenatural de Deus, querem capacitação para conquista, desejam desfrutar da presença maravilhosa do Espírito Santo, mas não querem orar. Sem pagar o preço em oração nada vai acontecer.
Quanto mais você ora, mais próximo do Senhor você estará.

2) Comunhão do Corpo de Cristo 
Nossa geração esta sendo bombardeada por uma doutrina perniciosa e perigosa que diz sim a Jesus e não a igreja. É impossível desassociar Cristo de sua Igreja. A igreja é o corpo de Cristo, é nela que somos edificados, fortalecidos, renovados. Um escritor cristão escreveu que “Um crente sem igreja é como uma criança sem família, um soldado sem exército, um jogador sem equipe, uma brasa sem braseiro, um estudante sem escola, um marinheiro sem navio, uma ovelha sem rebanho”.

Quando a igreja se une o inferno é abalado, e a conquista é estabelecida. Querido, enquanto muitos estão acomodados com a sua condição, fechados no seu mundinho, há um povo que através da unidade vai fazer a terra tremer. 

3) Leitura da Palavra - Salmos 119:105  - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Tudo o que necessitamos para nos manter em plena comunhão com Deus está registrado em Sua Palavra.  Conforme descreveu o salmista a Bíblia é para os nossos pés lâmpada que não permite que nos desviemos do caminho da verdade.

Conclusão: Não permita que esse tesouro valiosíssimo se perca, ao contrario lute com todas as suas forças para preserva-lo. Não há nada nesse mundo que seja mais precioso que a presença do Deus em nós.

Compartilhar: