Fé - quarta semana

 


Texto Base: Mateus 17:14-20

Introdução: Todos os dias temos que lutar contra as astutas ciladas do inimigo e é necessário embraçar o escudo da fé. Deus nos presenteou com esse tesouro e temos a obrigação de desenvolvê-la, fazê-la crescer. 

Essa história mostra a trajetória de um pai em busca da libertação de um filho. Ele demonstrou ter fé pelo simples fato de buscar ajuda no lugar certo, em Jesus e nos discípulos que naquele momento representavam a Igreja. Aquele homem deixou um lindo exemplo de como podemos desenvolver nossa fé, tornando-a eficaz. 


- Desenvolvemos a fé, experimentamos o seu poder em segundo lugar: quando perseveramos em nossa busca.

O pai já havia passado pelas mãos dos discípulos e provavelmente o demônio se manifestou na frente deles fazendo o menino se agitar com violência, ranger os dentes, espumar pela boca, se debater no chão. O inimigo provavelmente promoveu uma cena de terror, que fez aqueles homens se sentirem incapaz de fazer qualquer coisa. 

Os discípulos dispensaram o pai sem apontar nenhuma solução, mas o pai era perseverante, e não desistiu, ele esperou Jesus voltar de sua jornada de oração, e tentou mais uma vez ver o seu propósito se realizar.

A perseverança é fator fundamental no desenvolvimento da fé. A perseverança é uma virtude que nos capacita a lutar até o fim, até que vejamos a realização do sonho.

É verdade, que as vezes nos sentimos cansados e pensamos em desistir de um projeto que aparentemente não dá certo, mas não podemos fazer isso, precisamos ir adiante. Se aquele pai tivesse desistido no meio do caminho teria visto o seu maior sonho se tornar realidade.

Faça da perseverança sua companheira, estabeleça um alvo, um projeto e vá até o fim. Certamente o inimigo fará de tudo pra fazer você desistir, mas sua fé precisa ser desenvolvida, sua fé precisa se tornar poderosa. 


Conclusão: No evangelho de Marcos essa mesma história é contada, e ali quando o pai clama por compaixão querendo ver seu filho liberto, Jesus responde: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. (Marcos 9:23).

Essa resposta é maravilhosa porque faz aquele pai entender que a fé está acima das circunstancias. Às vezes passamos por situações terríveis, desertos que parecem não ter fim e nesses momentos nos sentimos tão fracos e chegamos a pensar que a fé se esgotou, mas isso não é verdade, porque a fé está acima das circunstancias.

A fé é tão poderosa que resiste a enfermidade, a escassez, a ação de demônios e até mesmo a morte.

Não importa o tamanho da guerra que você esteja enfrentando, o tamanho do inimigo que tem se levantado contra você, nada e ninguém é capaz de minar a fé que está em você. Se você pode crer, tudo é possível ao que crê!!!!

Compartilhar: