Lute por sua família

 Texto Base: Efésios 6:10-20


Introdução: Em toda a Bíblia o Senhor sempre mostrou que não podemos baixar a guarda, temos que estar preparados para  a peleja. O inimigo luta incessantemente contra nós e tem por objetivo nos ver na lona.


Independente se você crê ou não essa guerra existe, é real, está sendo travada no mundo espiritual nesse exato momento. 


Um dos principais alvos de ataque do diabo é sem sombra de dúvida a família. 



Diante dessa guerra, não  podemos ficar na retaguarda, precisamos nos levantar para defender o nosso maior patrimônio.


Efésios 6:10-20 é um dos textos mais importantes e mais esclarecedores em relação ao   tema, batalha espiritual. O interessante é que essa passagem está precedida de um contexto que contém considerações muito importantes em relação ao casamento  e a educação dos filhos (leia Efésios 5:21-33 e  6:1-4).


Não creio que essa sequência seja meramente aleatória, creio sim que Paulo desejava mostrar a igreja que a batalha espiritual é uma realidade que abrange todas as áreas da vida, especialmente a área familiar.


Em meio a essa guerra não podemos ficar de braços cruzados, temos que nos levantar e lutar para proteger nossa casa em três áreas importantíssimas:


A primeira é a unidade


Não existe nada mais terrível que conviver em uma casa onde as pessoas não se entendem. O marido fala A, a mulher B, os filhos C e assim por diante.


Temos que proteger nossa casa de toda ação do inimigo que provoca essa dissociação, até porque uma casa dividida contra si mesmo não subsistirá - (Mt 12:25).


Nessa batalha muitas armas podem ser utilizadas, mas existem duas importantíssimas, oração e o perdão.


1) ORAÇÃO 


A unidade é protegida ou se restaura na medida em que um membro da família se dispõe a orar, a clamar ao Senhor para que Ele mantenha a paz e a união em sua casa.


Talvez alguém questione: Mas quer dizer que a oração pode mudar a atmosfera de uma casa, pode retirar da família o espírito da divisão? 


Em Tiago 5:16, parte B do versículo está escrito: “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.


Infelizmente a maioria de nós não tem a ideia, a dimensão exata do poder da oração. É incrível como falamos tanto de oração e cremos tão pouco em sua eficácia.


Ouse erguer sua voz ao céu, entre na presença do Senhor com fé e peça a Ele: “Senhor, ensina minha família a resolver conflitos segundo a tua Palavra. E, se alguma divisão já houver começado, se algum relacionamento estiver desgastado ou rompido, peço que removas a causa de divisão e promovas cura”.


Experimente fazer orações de guerra, repreendendo o maligno. Ore a palavra recitando o que disse Josué: Eu minha casa serviremos ao Senhor!


A oração é uma arma poderosíssima, Jesus disse:  “Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá”.(Mc 11: 24).


2) PERDÃO


O perdão restaura, devolve a harmonia e a unidade em qualquer ambiente.


Na convivência familiar, inevitavelmente surgem falhas, e diante delas o perdão deve ser ministrado. 

Os filhos devem estar dispostos a ministrar perdão aos pais e os pais aos filhos, a esposa precisa perdoar o marido e vice versa.

Através do perdão é possível remover  mágoa,  rancor,  ódio,  ressentimento, insegurança. 

Em Efésios 4: 31-32 está escrito:  “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. 

Aprenda a perdoar e pedir perdão isso fará com que sua família  permaneça unida, como Deus planejou.


Conclusão: Deus colocou a sua disposição uma armadura para que você esteja protegido e  tenha total condição de enfrentar e vencer o adversário. Use a armadura, entre na batalha, a vitória já esta determinada, é sua em nome de Jesus

Compartilhar: