Importância da fé

 


Texto Base: Lucas 18.8B …quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?


Introdução: Que sensação, que sentimento surge em seu coração diante deste questionamento: quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?


Sei que alguns, por estarem alheios as questões espirituais,  não sentem nada. Mas também creio que para a maioria de nós este fato, causa sim preocupação e temor. 


A fé é algo essencial a nossa existência e precisamos nos preocupar com a possibilidade de sua extinção. 


Não podemos ficar de braços cruzados apenas observando o mal agindo sorrateiramente a mente das nossas crianças, dos  nossos jovens, temos que nos posicionar, nos movimentar, fazer algo com urgência, para conter o ceticismo. 


E por que a fé é tão importante, por que temos que nos  preocupar e lutar em favor dela? 


Em primeiro lugar é por meio da fé que alcançamos a salvação. 


Em Efésios 2:8 o apóstolo Paulo deixa isso muito claro: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.


A salvação é obra exclusiva de Deus e por mais que o homem se esforce, por seus próprios méritos jamais conseguirá alcançá-la.


Paulo afirma que só somos salvos por meio da fé em Jesus Cristo, ou seja eu preciso crer, confiar, reconhecer que Jesus Cristo morreu para redimir os  nossos  pecados. 


Desde que o homem despertou a sua consciência no sentido de perceber que estava perdido, procurou formas físicas de encontrar um caminho para se salvar.


Adão, por exemplo, depois da queda, preparou roupas de folhas de figueiras cozidas para cobrir a sua vergonha, o seu fracasso, o seu pecado.


É claro que todo seu esforço foi em vão, seu problema só foi resolvido por uma intervenção divina.. em Gênesis 3:21 está escrito “Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu”.


Não foi segundo a ideia de Adão que sua nudez espiritual foi coberta, Deus lá no início de tudo, já tinha a solução para a queda e de forma clara mostrou que a salvação seria possível pelo sacrifício do cordeiro.

  

Só é salvo quem compreende e aceita o sacrifício de Jesus. Ele foi crucificado, morreu, foi sepultado e ressuscitou para nos salvar, conforme está escrito em 2 Coríntios 5:21 - “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”. 


É necessário crer no sacrifício, crer que na obra redentora de Cristo na cruz para alcançarmos a salvação. 



Em segundo lugar,  Eu preciso me preocupar, me posicionar em favor da fé porque é através dela que alcançamos cura


Por onde Jesus andou centenas, milhares foram curados. Coxos andaram, cegos voltaram a enxergar, mas está registrado, também, que Ele deixou de realizar muitos milagres e qual foi a causa? Incredulidade. 


Muitos deixaram e de receber a cura por falta de fé.


Queridos não podemos repetir esse erro, Deus tem muito a fazer na nossa vida e na vida de pessoas que estão próximas a nós. Como crentes precisamos exercitar a nossa fé, nos posicionar em favor da promessa da cura.


O rei Ezequias estava doente,  a morte estava batendo a sua porta,  O que ele fez?  Orou, clamou, manifestou a sua fé e Deus o curou e ainda lhe deu o privilégio de viver por mais quinze anos.


Sua história está registrada em  2 Rs 20:1-8 (leia)


A fé tem o poder de desatar cura. Sua eficácia é tão incrível que a ciência passou a estudar esse fenômeno.


Conta-se a história de um pesquisador e escritor americano que se converteu depois de fazer um estudo aprofundado sobre os benefícios médicos da fé. Ele estudou exaustivamente ao longo de 30 anos, analisando vários casos onde pessoas alcançaram a cura por meio de orações, imposição das  mãos e descobriu que a fé contribui diretamente para cura de qualquer enfermidade.


O que a ciência esta descobrindo a Bíblia ja revela a anos em textos como de Tiago 5:14-15 - “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados". 


Conclusão: Não podemos de forma alguma permitir que a fé seja extinta, temos que trabalhar todos os dias para que ele esteva viva e operante em nossa vida, família, igreja e na vida de todos os que estiverem a nossa volta.


Por meio da fé, somos salvos e alcançamos os milagres do Eterno

Compartilhar: