Moldado para servir - final

 Texto Base: Jeremias 18:1-4

Introdução: Quando servimos a Deus e a igreja manifestamos a presença de Jesus. Jesus é Espírito, e sua presença se manifesta através de cada um de nós. 

A grandeza no servir consiste primeiramente em humildade. 

Em muitas passagens bíblicas encontramos registrado a história de homens que marcaram sua geração, realizaram coisas extraordinárias. O que esses homens tiveram em comum? Todos os que foram tremendamente usados por Deus tinham uma disposição incrível para servir.

Um  desses homens foi Elias. Na vida desse grande profeta, ao mesmo tempo em que encontramos nele um caráter  ousado e corajoso, vemos também sua humildade. Quando estava no Carmelo desafiando os falsos profetas e trazendo sua nação de volta aos princípios e a Deus, Elias fez uma oração na qual declarou: “Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique hoje sabido que Tu és Deus de Israel, e que eu sou teu servo.” (1Rs 18:36). 

Assim como Elias, no Salmos 78:70 está registrado que Deus viu em Davi o coração de servo, a disposição de um servo por isso o escolheu.

“Também elegeu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas.” (Salmos 78:70).

Deus nos chamou para ser vasos. Vasos são utensílios preparados para servir. Ele nos fez barros e trabalha para nos tornar prontos para servir. 

É claro que até que vaso fique pronto existem alguns processos que precisamos observar.

2) Deus assim como o oleiro, prepara o vaso para um propósito 

Em Isaías 45:9 está escrito: Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?

O barro não pergunta para o oleiro o que está fazendo, apenas se deixa moldar.

Se considerarmos essa ilustração, vamos chegar a conclusão de que não podemos ser inflexíveis. Temos que admitir a nossa necessidade de ser moldados, não para o que temos em mente, mas para cumprir o propósito que está mente do oleiro.

Todos os dias Deus coloca diante de nós o que Ele quer, o seu propósito. Não temos outra alternativa a não ser aceitar, nos render a sua vontade.

Deus planejou nossa vida, nos separou antes mesmo de nascermos.

Quando ele nos moldou, o fez para algo específico, servir. 


3) Deus assim como o oleiro depois de preparar o vaso Ele avalia para se for necessário refazer 

Deus não joga o barro fora, Ele trabalha até o fim. Quando Ele observa que há algo a ser restaurado, sua iniciativa não é apenas de colar, fazer um remendo, mas ele quebra e faz de novo.

Deus é Deus de recomeços, de novas chances, de novas oportunidades. Ele está sempre disposto a trabalhar conosco assim como fez com seu povo. Israel saiu do Egito entrou na terra da promessa e ali infelizmente se contaminou. Deus precisou trabalhar novamente em seu povo e o trabalhar de Deus foi levá-los para o exílio babilônico.

Às vezes passamos por situações difíceis, enfrentamos crises, escassez e não entendemos que essa é a forma de Deus nos moldar.

Nossa vida está em constante avaliação. Deus está de olho para ver se há em nós impurezas e quando há, é necessário refazer, se não o vaso não resiste ao fogo.

Quais as impurezas que precisam ser retiradas de nós? 

Intolerância, preconceito, avareza, inveja, orgulho, autossuficiência... tudo isso precisa ser retirada pois, caso contrário, não vamos suportar a fornalha.

Conclusão: fomos resgatado a das trevas e transportados para a maravilhosa luz de Cristo com o propósito de servir. Se não estamos servindo precisamos rever nossos conceitos e valores e nos reposicionar.

Filipenses 2:5-7 - 5. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,  6. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,  7. Mas fez a si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.  


Compartilhar: