Fé - Terceira semana

 Texto Base: Mateus 17:14-20

Introdução: Acompanhado de três de seus discípulos, Pedro, Tiago e João, Jesus subiu num monte para orar. Naquele lugar os três discípulos viveram uma das maiores experiências de suas vidas, Jesus foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.

Depois dessa experiência tremenda com a glória de Deus, Jesus desce do monte e encontra um pai aflito que se aproxima Dele clamando pela libertação do seu filho. O menino vivia atormentado por um demônio que o tornou mudo e sistematicamente o açoitava lhe lançando ao chão e até mesmo no fogo. 

Aquele homem conta a Jesus que já havia recorrido aos discípulos, mas eles não puderam fazer nada para tirar o seu filho do sofrimento. Ao ouvir isso, Jesus indignado os repreendeu duramente chamando-os de incrédulos e perversos e, voltando-se ao menino, expulsou o demônio que imediatamente saiu.

Os discípulos foram repreendidos severamente, porque apesar de cada um deles já ter recebido uma porção de fé, não desenvolveram, não operacionalizaram essa fé.

Depois do confronto e da libertação do menino os discípulos, em particular e perguntam a Jesus: Por que não pudemos nós expulsá-lo?

E Jesus respondeu: Por causa de vossa pouca fé. Até aquele momento eles não tinham consciência do poder da fé, estavam como muitos hoje, perdidos sem saber o que fazer diante do sofrimento dos parentes e amigos, diante dos ataques de demônios. Não tinham a menor ideia que carregavam em seu espirito algo tão poderoso. Algo que se colocado em operação tem o poder de mudar qualquer situação. 

Naquele dia Jesus ensinou que a fé é poderosa porque nos faz sair do nível natural e entrar num nível superior, o sobrenatural de Deus.  

Em Romanos 12:3 o apóstolo Paulo afirma que o Senhor já entregou a cada um de seus filhos uma medida de fé, ou seja, todos nós já recebemos uma porção de fé. Nosso espírito recebeu essa força divina, mas não adianta nada tê-la em nosso interior e não fazer uso dela.

Todos os dias temos que lutar contra as astutas ciladas do inimigo e é necessário embraçar o escudo da fé. Deus nos presenteou com esse tesouro e temos a obrigação de desenvolvê-la, fazê-la crescer.

O pai do menino demonstrou ter fé pelo simples fato de buscar ajuda no lugar certo, em Jesus e nos discípulos que naquele momento representavam a Igreja. Aquele pai deixou um lindo exemplo de como podemos desenvolver nossa fé, tornando-a eficaz. 

Observando sua trajetória podemos dizer que:

Nossa fé é desenvolvida através dos pedidos específicos que fazemos para Deus 

Aquele pai chegou diante de Jesus com apenas um propósito, ver seu filho liberto de toda a opressão maligna. Essa era a sua meta, o seu principal objetivo. 

Muitas vezes temos a oportunidade de estar diante do Senhor, mas não sabemos exatamente o que queremos. Participamos de uma campanha, de uma jornada de oração, de uma reunião de célula, jejuamos, mas não temos um objetivo especifico e com isso a fé não entra em operação e nada acontece. Quem não sabe exatamente o que quer, nunca receberá nada.

Quer alguns conselhos práticos? 

Sempre que for até Jesus para pedir algo certifique-se de que você saber exatamente o que deseja. 

- Quer uma casa? Diga a cor, a quantidade de cômodos, o bairro,  quantos pavimentos. 

- Estas em busca de saúde? apresente o diagnostico o que te incomoda, faça a desejosa completa de sua demanda.   

- Precisa de um emprego? Em que área? qual a empresa? Diga ao Senhor até mesmo qual sua pretenção salarial.

Conclusão: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam! Quem não tem propósito, objetivo vai viver sempre uma vida medíocre e ainda que seja alcançado pela graça divina, atribuirá essa benção ao acaso.

Não existe nada melhor para fortalecer a fé do que pedir algo a Deus e ser atendido exatamente no que pediu. 

Que Senhor te abençoe e sua fé seja fortalecida a cada dia mais.

Compartilhar: