Aos Seus pés

Texto Base: Lucas 7:36-50

Introdução: Entrar em contato com história desta mulher que, sem nem mesmo ter sido convidada a estar neste jantar e ainda assim, se prostrou aos pés de Jesus, regou os seus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos, não cessou de beijar e ainda os ungiu com bálsamo precioso, é um desafio a sairmos da superficialidade.

Precisamos ter uma relação mais profundo com o Senhor. Não adianta nada  correr em busca de uma vida melhor e perder o melhor da vida, não adianta correr em busca da benção e desprezar o abençoador. O que fará diferença em nosso dia a dia é um nível  profundo de intimidade com Ele.

Simão teve o privilégio de receber em sua casa, a pessoa mais importante do universo, mas  infelizmente seu interesse era meramente social. Convidou Jesus pois sua fama corria em toda nação. Enquanto isso, naquele dia,  uma mulher pecadora, entrou em sua casa e fez o que ele não havia feito, valorizou a presença do Messias. 

Jesus se agradou tanto da atitude daquela mulher, que mesmo chegando naquela casa como pecadora não foi rejeitada.

Precisamos tomar como exemplo a história desta mulher que lançou fora os interesses sociais, preconceitos para estar em íntima comunhão com o Senhor. Sua trajetória de intimidade passa por  três estágios:

1- Primeiro estágio: Quebrantamento

A mulher não disse nada  se pôs aos pés de Jesus arrependida, querendo  perdão e chorando muito. As lágrimas denunciam o quebrantamento. Quando alguém chora é porque esta impotente, não consegue resolver seus próprios problemas, mas bem aventurado é quem chora, porque receberá consolo.

O choro é o reconhecimento de que somos pecadores e o Senhor Santo, de que somos impotentes e que Ele é todo poderoso.

2- Segundo estágio: Humilhação

A mulher demonstra humilhação quando se prostra e lava os pés de Jesus com suas lágrimas. Não conformada com o nível da humilhação solta seus cabelos, o que era vergonhoso. Ela se humilhou profundamente, acariciando os pés do Senhor, beijando-os, regando-os com as suas lágrimas, secando-os com os seus cabelos, e untando-os com um precioso perfume. (Leia I Pedro 5:6).

3-  Terceiro estágio: Gratidão

O texto bíblico mostra que a mulher trouxe o que de mais caro podia oferecer.  Uma vaso de alabastro com um perfume tinha um alto valor, o valor correspondia a um ano de trabalho, 300 denários.

Ela ofereceu todo o perfume, quebrou o vaso para que até a última gota fosse derramada.  Querido tem muita gente que tem sido abençoado grandemente, mas na hora da gratidão, do reconhecimento a oferta é mínima. Tem a condição de fazer mais e melhor, mas a ingratidão lhe impede de agir com generosidade. 

Sem gratidão é impossível ter um relacionamento profundo com  o Senhor.  Em Lc 17:15-17, lemos que Jesus cura dez leprosos e só um volta para agradecer, e Jesus  pergunta: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?”

Conclusão: Em resposta a atitude da mulher, Jesus lhe abençoa com o perdão dos seus pecados, Jesus retira de sobre seus ombros todo fardo, toda sobrecarga, todo cansaço. Jesus nos mostra com isto, que todos os que se lançam em um relacionamento profundo com Ele, serão recompensados.

Que hoje você se sinta desafiado a estabelecer um relacionamento íntimo com Senhor. 

Compartilhar: