O valor da honra

Texto Base: I Samuel 25:2-35

Introdução: Todas as vezes que lemos este texto a primeira vista a atitude de Davi parece um tanto arrogante, imagina você vai a casa de alguém e lhe pede comida e somente pelo fato de receber um não, você pensa em matar? Olhando dessa forma parece um absurdo, abuso de poder.  Mas o contexto dessa história era bem diferente, Davi ao lado de seus homens haviam conquistado aquele território e ali trabalhavam para trazer paz e segurança a todos os que naquele região habitavam. No versículo 16 os empregados de Nabal declaram que Davi e seus homens eram como muros a sua volta. (1 Samuel: 25. 16. De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas).

Davi e seus homens então não foram a Nabal mendigar, extorquir, eles foram ate ele buscar o que lhes era direito. O certo é que Nabal tomado por um espírito de loucura decidiu deliberadamente se opor aos que estavam em seu favor, decidiu negar suprimento aos que lhe defendiam, aos promotores de sua paz e tranquilidade.

Essa história tipifica muito bem o que ocorre com muitos hoje. A igreja tem se levantado para promover a paz, a tranquilidade, através de seus líderes luta para defender os seus de todas as investidas dos inimigos,  mas na hora em que ela necessita de ajuda, de suprimento muitos dos que são beneficiados diretamente por ela negam o auxílio. Quantas pessoas que um dia já foram auxiliadas, orientadas, receberam ajuda, simplesmente viram as costas para a igreja, para os apóstolos numa atitude clara de ingratidão. 

Assim como Nabal muitos estão possuídos de um espírito de loucura, que não lhes permite perceber o grande erro que estão cometendo.

Precisamos compreender definitivamente:

1- que ninguém conquista nada sozinho. Se você está onde está é porque Deus usou alguém para te ajudar, para te dar suporte.

Na história de todo homem bem sucedido sempre haverá alguém que se levantou e estendeu a mão, lutou, deu suporte. Deus nos reuniu hoje em sua casa para abrir os nossos olhos em relação a isso. Precisamos dar honra a quem merece honra.

Tenho certeza que a igreja, os ministérios,  seus líderes tem sido um suporte para o teu sucesso, um muro a volta de tua casa , dos teus bens, por tanto não feche os teus olhos para  isso, não permita que o espírito de Nabal domine sua mente. Quantas vezes você já passou por a apertos e uma palavra direcionada a sua vida ecoou do altar mudando o quadro? Quantas vezes você já pensou em desistir e alguém como igreja te fez enxergar uma outra realidade? Quantas portas já foram abertas para você através da oração intercessor ia da igreja? Essas e muitas outras questões nos fazem refletir que nossas conquistas e vitórias não aconteceram por acaso, havia um exército lutando por nós. 


Nabal plantou desonra e colheu fruto amargo de sua semeadura, o que nos leva ao entendimento de que:

2-  Se opor contra quem o Senhor levanta é se opor contra o próprio Deus.

Deus escolheu e levantou Davi como autoridade em Israel. Nabal estava literalmente estava se opondo a autoridade de Deus que estava sobre Davi. O resultado dessa atitude não poderia ser boa.

As vezes eu fico muito preocupado com a atitudes de algumas pessoas em relação aos pastores, bispos e apóstolos (líderes de igrejas).  Essas pessoas tem a coragem de abrir suas bocas para falar mal dos homens de Deus chamando-os de ladrão,  interesseiros,  esquecendo-se de que sua palavras são sementes semeadas para a sua própria condenação.

Conclusão:  Praticar honra garante o meu futuro! Enquanto nabal literalmente permitiu que o espírito de loucura habitasse em sua alma, sua mulher, Abigail agiu sabiamente. Sem que Nabal soubesse, até porque ele estava embriagado, ela se levanta e vai até Davi levando o suprimento que ele necessitava. Sua atitude de honra em relação a Devi lhe proporcionou não só o escape instantâneo, do momento, mas garantiu-lhe um futuro próspero. Já Nabal, em função da sua semeadura morreu acometido de um mal súbito, mas Abigail foi acolhida por Davi;  tornou- esposa do rei.

Compartilhar: