Cura e multiplicação


Texto Base: Mateus 15:29-39

Introdução: Cada milagre que Jesus realizou tem um cunho profético, neste texto especificamente, Ele cura uma multidão e com apenas sete pães e alguns peixes, alimenta a todos. Jesus já estava com aquele povo há três dias, mas só multiplica os pães e os peixes no terceiro. É evidente que sua atividade foi intensa, afinal de contas, como diz o texto: “E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou” (Mateus 15:30).

Além da ocupação com os enfermos, o fato de Jesus ter deixado para o terceiro dia a multiplicação dos pães e os peixes, tem uma razão: Jesus queria mostrar que a abundância de Deus só se manifesta na vida de quem está curado e liberto de toda opressão maligna.

1) Jesus curou os cegos, isto tipifica a restauração da visão espiritual

Tudo na vida começa com uma visão. Eu só consigo alcançar o que meus olhos conseguem ver. Se eu não consigo ver as riquezas que estão reservadas a mim, a herança que Jesus conquistou, eu também não posso tomar posse dela.

Há alguns anos atrás ouvi uma ilustração que me chamou atenção e que mostra a diferença entre quem tem e quem não tem visão: Um representante comercial foi contratado por uma grande indústria de calçados, e foi enviado para um país na África com o objetivo de sondar o mercado ali, passados algumas semanas aquele homem voltou, triste cabeça baixa e o seu relatório foi o pior possível. Dizia ele: “O mercado é inviável a maioria das pessoas que habitam naquela região não utilizam nenhum tipo de calçado”. Dias depois um outro representante foi enviado para mesma região e este por sua vez, trouxe um relatório completamente diferente: “O mercado é excelente, nesta região teremos grandes lucros. As pessoas andam descalças por falta de opção”.

Todos os dias as oportunidades se levantam, mas é necessário visão para abraçá-las.

2) Jesus curou os mudos e isto tipifica a restauração da voz profética

Durante muito tempo a religiosidade ensinou que prosperidade era pecado. Dizia-se que o crente aqui na terra tem que sofrer e sofrer calado. Hoje pela Palavra compreendemos que esta não é a vontade de Deus, ao contrário, em dias de afronta é necessário ordenar ao inimigo que bata em retirada. Em dias de escassez é necessário profetizar abundância.
Não aceite nenhuma intimidação do inimigo, repreenda-o em nome de Jesus. Não permita que a miséria entre na tua casa, no teu trabalho, antes profetiza o milagre da multiplicação e o milagre se manifestará.

3) Jesus curou os coxos e os aleijados, isto tipifica o início de uma nova caminhada.

Deus tem poder de levantar o homem que foi contaminado pela enfermidade do conformismo que é paralisia. Deus não só levanta mas muda a condição, transforma a escassez em abundancia, tira do pó, para o fazer assentar entre os príncipes.

Conclusão: Somente depois de haver curado a multidão Jesus realizou o milagre da multiplicação.

Como fruto do milagre, uma multidão foi alimentada, sobrando ainda sete cestos cheios. O sete é um número de totalidade, de perfeição, isto indica que para alguém que é curado a multiplicação vem e permanece. Assim como são sete os dias da semana, sete são os cestos de milagres. Portanto para cada dia da semana um cesto de milagre estará sempre a tua disposição.

Compartilhar: