Conformismo




Texto Base: Romanos 12:2 - “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

Introdução: O texto que acabamos de ler é um pequeno trecho de uma carta escrita pelo apostolo Paulo direcionada aos romanos, um povo que mesmo tendo conhecido ao Senhor, tinham um histórico; saíram da idolatria e do paganismo. Isso é importante saber, pois nossa nação tem esse perfil, nasceu debaixo desse legado, ainda hoje podemos ver pessoas que por conta da religiosidade disseminada pela cultura romana estão conformadas, esperando “bom tempo”, “a grande chance”, sem perceber que na realidade estão sendo vítimas da estagnação, miséria, pobreza.

Em Romanos 12 somos desafiados a renovar nossa mente e rompermos com todo pensamento que nos paralisa e nos faz viver distanciados dos princípios do Reino de Deus. Quando nos conformamos, com os padrões da terra na realidade estamos entregando nas mãos do inimigo nossas bênçãos.

Deus não é Deus de retrocesso, mas de avanço. Quando olhamos para tudo o que Deus já fez em nossas vidas nos alegramos, mas precisamos crescer, prosperar, multiplicar ainda mais, e para isto precisamos vencer o conformismo.

O que fazer para vencer o conformismo?

Em primeiro, precisamos tomar posse da condição de vencedor

Em Romanos 8:37, a Bíblia declara que somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Israel foi e é uma nação vencedora, mesmo cercada por inimigos ferozes se mantém de pé porque é um povo que tomou posse do espírito de vitória.  A pior desgraça para o homem é quando o espírito de derrota se instala na vida. Quem tem esse espírito, ainda que possua todas as condições para vencer, perde. Agora, quem não se conforma com a derrota, ainda que esteja enfrentando a maior guerra, ainda que todas as circunstâncias ao seu redor sejam desfavoráveis, sabe que Deus pode reverter toda e qualquer situação.

Em segundo lugar, precisamos caminhar na direção da promessa

Tem muita gente que não vence o conformismo porque não caminha na direção da promessa. Quando Deus libera uma promessa, ainda que as circunstâncias sejam contrárias, a promessa se cumpre.

Caminhar na direção da promessa é entre outras coisas fechar os ouvidos as mentiras do inimigo, coisas do tipo: Não tem mais jeito! É o fim! Se conforme! Aqui na terra é assim mesmo, sofrimento e dor!

Se aquilo que você espera ainda não se concretizou, não se desespere, não desista dos seus sonhos, seja paciente. Deus está trabalhando e no seu tempo se cumprirá.

Conclusão: Deus projetou grandes coisas para você, ele quer que você experimente Sua boa, agradável e perfeita vontade, mas vença o conformismo, ele é pedra de tropeço.

Compartilhar: