Princípios do Reino - Final

Texto Base: Marcos 1:14 e Lucas 9:2

Introdução: Pela misericórdia de Deus saímos do império das trevas e fomos acolhidos no Reino de Deus, e como cidadãos desse reino, precisamos conhecer os princípios que o regem. Hoje infelizmente muita gente quer transitar no reino, mas não tem disposição para se submeter aos seus princípios e por isso se tornam inaptos para desfrutar do favor do Rei.

Para desfrutar do favor do Rei é necessário conhecer e praticar os princípios. Vejamos alguns:

2) Reciprocidade - Sempre desejamos que outros nos façam bem, mas a Palavra declara que em Lc 6:31,  “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”.  Se quisermos ser bem tratados, precisamos tratar bem as pessoas.
Há líderes, pais, maridos, esposas, que querem ser honrados, mas não honram. Querem ser amados, mas amam. Querem ser respeitados, mas não respeitam. Querem ser ouvidos, mas não ouvem.

3) Responsabilidade - Eu tenho uma preocupação muito grande principalmente com líderes que estão debaixo do meu cajado, líderes que ainda compreenderam que estão no Reino de Deus e se comportam como cidadãos do mundo.  São líderes que querem poder a qualquer custo e acreditam que uma posição de autoridade no Reino de Deus é igual a deste mundo.

Um dia a mãe de João e Tiago, juntamente com eles se apresentaram a Jesus para pedir uma posição de autoridade no Reino, eles queriam sentar ao lado de Jesus um a direita e o outro a esquerda. Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.

E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. (Mateus 20:22-23)

Jesus mostrou naquele dia que a posição no reino não é brincadeira, quem quiser uma posição no Reino tem que estar disposta a passar pelos mesmos sofrimentos que Jesus passou.

Muitas pessoas hoje em dia, estão buscando dentro da igreja posição, titulo, cargos, sem saber o que isso significa, sem entender o peso da responsabilidade, ou seriedade das coisas de Deus. Quanto mais envolvimento, mais responsabilidade e quem a muito é dado muito é cobrado.

4) Semeadura - Paulo nos diz que a lei da Semeadura é inevitável e exata. “Não se deixem enganar: De Deus não se zomba. Pois se alguém semear, isto também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colhera vida eterna”.Gl 6:7-8.

Esta passagem bíblica nos mostra claramente o que significa o exercício do livre arbítrio. Deus nos deu a capacidade de escolha, porém a Semeadura é inevitável. Quem semeia pecado, colherá corrupção, as consequências serão inevitáveis. Quem semeia amor, colherá amor, porém se semear o ódio, colherá ódio.  A Semeadura é livre, porem a colheita obrigatória.

Conclusão:  (I Corintios 15:50) -  E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.


Nós vamos ver nossa geração completamente transformada, mas para isto precisamos semear e viver os princípios do reino. Isto inclui família, discipulado, célula, trabalho.

Compartilhar: