Ministração para as Células


Lei da Semeadura

Texto Base: II Samuel 24:14-25

Introdução: Quase sempre quando estamos frente a uma tragédia, ouvimos questionamentos do tipo: “porque Deus permitiu que isso acontecesse?”. É como se inconcientemente ou concientemente o ser humano estivesse se eximindo da responsabilidade, transferindo sua culpa a Deus.

Quando lemos um texto como este de II Samuel 24, onde Israel é atingido por uma peste, e num curto período de tempo morrem setenta mil homens do povo, é inevitável que não passe pela nossa mente este questionamento: “porque Deus permitiu que isto acontecesse?”.

Na verdade o que precisamos aprender, ou relembrar, hoje é que o Reino de Deus é movido por princípios e que estes princípios são imutáveis. Uma destas leis espirituais é a lei a da semeadura. Está escrito na constituição do Reino de Deus em Gálatas 6:7: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

Especialmente em relação este texto de II Samulel 24, Israel estava colhendo o que havia plantado. Deus havia dito a Davi que não contasse o povo, não estabelecesse nenhum tipo de senso, Deus tinha outros propósitos para Israel, Deus havia determinado que Israel seria uma nação incontável como são as estrelas no céu e as areias na praia, mas Davi, não obedeceu a Deus.

Querido a desobediencia sempre trará uma má colheita. O apóstolo Rene diz que: “plantar é uma opção, mas colher é obrigação”. Isto é válido tanto para as coisas boas quanto para as más.

Precisamos compreeder esta lei por dois motivos: Primeiro, para não sermos injustos, lançando sobre Deus a culpa por todas as coisas ruíns que acontecem conosco e a nossa volta. Deus deu ao homem o poder da decisão. Deus não tem culpa se as pessoas escolhem controlar suas próprias vidas. Segundo, para evitarmos plantar sementes más.

No texto que lemos Davi, compreendeu que sua nação estava colhendo o fruto da semente de sua desobediencia e decide mudar o quadro negativo que enfretavam. Para isto Davi toma uma atitude digna de ser imitada:

- Davi se arrepende (Leia o versículo17)

Querido esta deve ser sempre nossa postura frente as colheitas do mal. O arrependimento é a chave para mudanças. Até por que o verdadeiro arrependimento é mudança de mentalidade, que gera uma mudança de comportamento.

Marido você que plantou grosseria eu sugiro que a partir de hoje você se arrepende e decida ser mais carinhoso.

Mulher, você que até hoje tem vem plantando murmuração, mude, que tua boca seja utilizada para abençoar.

Filho, você que tem plantado a desobediencia, decida hoje viver de acordo com as regras estabecidas por seus pais.

Hoje é dia de vencer o orgulho, a religiosidade, hoje é dia de reconhecer nossos erroes e decidir mudar.

Conclusão: Você pode escolher plantar as boas ou as más sementes, mas tenha em mente que você vai colher o que você plantou.

Compartilhar: