Lições de Moriá


Texto Base: Genesis 22:1-14

Introdução: Deus deu um comando a Abraão para levar o seu filho Isaque ao monte Moriá e ali colocá-lo sobre o altar. 

Ao pedir Isaque a Abraão, Deus não tinha a intenção de tomar o que seu servo mais amava. Ele jamais entregaria algo a ele para depois retirar bruscamente causando dor e sofrimento. Seu objetivo era levar Abraão a outro nível, levá-lo a outro estágio.

Podemos perceber através da leitura bíblica, que até o momento em que Abraão teve a coragem de apresentar o seu filho no altar, sua vida estava num nível, podemos dizer que ele era um homem comum, obediente, temente ao Senhor, mas como qualquer outro servo de Deus. A partir de Moriá ele saiu do nível em que se encontrava e teve o seu nome listado na galeria dos heróis da fé.

Precisamos ter consciência que nosso Deus nos prova. 

Aprendi a algum tempo que Ele prova por algumas razões:

Primeira - Deus nos prova para aprendermos desenvolver nossa fé.

Muitos servos de Deus falam de fé, estudam sobre fé, conhecem muito bem o assunto porém, diante das provas mostram que não estão prontos. 

Deus provou Abraão para saber se ele de fato confiava nEle. A prova era um meio de sondar seu coração, suas intenções, saber se estava disposto a segui-lo até as últimas consequências. 

Abraão não foi o único a passar por provas. A nação que Deus escolheu também foi provada. Israel ao sair do cativeiro egípcio poderia ter chegado a terra prometida em poucos dias, mas Deus os conduziu na direção do deserto para experimentá-los.

Em Deuteronômio 8:2 está escrito:

2 - E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

Abraão foi provado e aprovado. Depois de Moriá se tornou outra pessoa. Seu filho Isaque, também voltou ampliado do lugar da prova. 

Em meio as provas ao invés de murmurarmos, tudo o que precisamos é obedecer, fazer exatamente o que Deus nos pede, pois se assim fizermos Deus nos entregará o livramento e receberemos o selo de aprovação.

Segundo lugar: Deus nos prova, pois quer se revelar a nós.

Naquele monte, Abraão viu Deus se manifestando com todo poder. Do meio do nada, surgiu um carneiro para o sacrifício. Moriá ficou conhecido como o monte de Jeová Jirê. O monte onde Deus providencia o que necessitamos. 

Essa razão me faz lembrar de Jó. Todos sabemos que ele passou por uma prova terrível, mas no final da prova fez uma linda declaração. Vamos leia Jó 42:1-5:

1 - ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:

2 - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

3 - Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.

4 - Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

5 - Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.

Uma coisa é conhecer Deus por informação, por meio da leitura e outra bem diferente é ter uma experiência real com sua magnífica presença.

Estás passando por provas? Permaneça firme, Deus vai se manifestar e sua presença mudará por completo sua história.

Terceiro lugar: Deus prova para nos fazer referência do seu amor e cuidado

Hoje todos nós fazemos referência de Abraão como pai da fé. Ele se tornou autoridade e exemplo para o mundo, tudo por que foi provado e aprovado.

Assim como Deus fez com Abraão, faz conosco, para que por nosso intermédio muitas pessoas vejam que Ele salva, cura, liberta, ama, é poderoso.

Conclusão: não tenha medo de enfrentar as provas. Em Tiago 1:2-4 está escrito assim:  “Meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentardes várias tentações;  Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.   Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”.

Deus está contigo, Ele está preparando você para viver o extraordinário, por isso siga em frente, passe pela prova e seja aprovado.

Compartilhar: