Lições de Moriá - Final

 Texto Base: Genesis 22:1-14

Introdução: Sabemos Deus nos prova para desenvolver a nossa fé, para se revelar a nós e principalmente para nos fazer referenciais do seu amor e cuidado. Agora, é muito importante entendermos como devemos nos posicionar em meio a prova.

Observando Abraão vemos que diante da prova temos que:

1) Em primeiro lugar: obedecer integralmente ao Senhor.  

O texto mostra que Abraão diante do direcionamento de Deus não questionou, não murmurou, não tentou adiar o que o Senhor lhe pediu, mas de imediato, ainda de madrugada preparou o que seria necessário para holocausto, e ao lado de Isaque e de dois dos seus servos partiu para o lugar que o Senhor indicou.

As vezes fico pensando o que seria de determinadas pessoas se o Senhor pedisse algo tão especial e importante como o que pediu a Abraão? 

Falo isso por as vezes vejo Deus pedindo coisas que são muito, mas muito menos importantes e essas pessoas questionam o comando, e não fazem o que Deus pede.

O contrário de obediência é rebeldia. A Bíblia diz que a rebeldia é semelhante ao pecado da feitiçaria (I Samuel 15:23 ). Deus não abençoa os rebeldes (Salmo 68:6).

Quem deseja ser um conquistador das promessas de Deus, precisa aprender a obedecer. 

2) Em segundo lugar: perseverar até o fim da jornada.

Durante os três dias de caminhada até Moriá, muitos pensamentos poderiam ter passado pela mente de Abraão, muitos sentimentos poderiam ter brotado em sua alma para demovê-lo do propósito, afinal de contas ele estava a caminho de um altar para sacrificar o seu único filho, mas Abraão se manteve firme até o fim.

Deus nos formou como conquistadores e nos capacitou para as grandes conquistas. A perseverança é um presente de Deus que não pode ser desprezado.  A perseverança é uma virtude que nos capacita a lutar até o fim, até que vejamos a realização do sonho.

3) Em terceiro lugar:  manter firme a fé.

Em Hebreus 11:17-18 está escrito:

17 - Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

18 - Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; 

Abraão foi até as últimas consequências porque estava se movimentando por fé. Ele acreditou que ainda que tivesse que matar o seu filho Deus poderia ressuscitá-lo.

Somente pela fé, podemos alcançar níveis mais elevados, pois nos faz acreditar, que todas as promessas de Deus se cumprirão, independente de tempo ou circunstâncias.

Algumas pessoas confundem fé com sentimento, mas na verdade a fé é um dom e um dom que está a disposição de todos.

Quando tomo posse da fé minhas emoções podem até variar, mas minhas convicções permanecem firmes, pois a fé é uma linguagem espiritual e não emocional.

Se hoje você deseja receber um milagre em sua vida, abra seu entendimento e lance mão da fé sobrenatural.

Conclusão: Obediência, perseverança e fé são desafios para nossa alma que costuma se acomodar diante de situações boas ou ruins. 

Que o Senhor nos ajude a agir como Abraão, passar pela prova e sermos aprovados.

Compartilhar: