Tempo de crescer

 Introdução: Um dos principais desafios da igreja neste tempo é levantar homens e mulheres maduros. Infelizmente a chamada síndrome de Peter Pan, está batendo, também as portas da igreja e muita gente que já poderia estar exercendo o chamado, lutando em favor de sua família, estão voando na “Terra do Nunca”, fugindo das responsabilidades. 

Precisamos tomar posição em relação a isso, pois o que Deus espera de cada um de nós, segundo o que encontramos na carta de Paulo aos efésios é que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes.

O que define maturidade espiritual? 

1) Paciência para aguardar o tempo de Deus
Muita gente age como menino vai diante de Deus pedir algo, mas quer tudo ao seu próprio tempo e quando não é atendido, chora, faz “birra”, chora pra chamar a atenção.  Davi foi um homem que podemos classificar como maduro, no Salmos 40:1 ele declara “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”. Quem não tem maturidade murmura, sai da rota benção sabe esperar o tempo de Deus. 

Eclesiastes 3: 1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”

2) Disposição para obedecer  

Em 1 Samuel 15: 3-9 está registrado um momento na história de Saul. Ele recebeu a orientação de Deus para exterminar os amalequitas, mas desobedeceu completamente. As vezes acreditamos que a maturidade  esta associada a idade, ou mesmo ao cargo que se ocupa, mas a história de Saul mostra completamente o contrário. Mesmo ocupando um cargo de destaque em sua nação agia como um menino inconsequente. Saul desobedeceu e sofreu a consequência de seus atos, perdeu o direito de perpetuar sua descendência no governo de Israel. 

A desobediência tem destruído a vida de muitos que querem apenas a sua própria vontade passando por cima de pais, pastores, líderes, autoridades.

2 Crônicas 20: 20  “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”  

3) Coragem para enfrentar os inimigos

Ainda hoje muitos crentes tem medo de enfrentar o inimigo. Devido a sua imaturidade acreditam que não tem autoridade, poder, força para enfrenta-los. De fato nós mesmos não temos essa capacitação, mas o Deus que opera em nós e através de nós tem. Diante do nome de Jesus todo joelho se dobra e toda língua confessa que Ele é Senhor.

Em 1 Samuel 17:11 mais uma vez vemos com clareza a imaturidade de Saul. Diante de Golias, ele e todo seu exercito temeram.

2 Timóteo 1: 7 “ Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”


Conclusão: ore, busque a Deus, se aplique na leitura da Palavra de Deus e cresça. Com maturidade é possível enfrentar e vencer qualquer inimigo.


Compartilhar: