Chave para o sucesso: perdão

 Texto Base: Mt 18:21-22

Introdução: Como sabemos viver o perdão na sua plenitude não é fácil, mas Deus quer que sejamos treinados tanto para perdoar como para sermos perdoados. 

Um coração contaminado pela ira, ressentimento, magoa impede o agir de Deus e torna nosso território um verdadeiro deserto. Podemos nos   tornar um oasis, um território desejável e chave para isso é o perdão.

Como podemos viver o perdão em toda sua plenitude? 

2- Exercitando a compaixão

Sem o exercício da compaixão, é impossível perdoar. Compaixão no sentido bíblico é se mover por misericórdia, sentir a miséria, a dor do próximo.

Em Mateus 9:36 está escrito:  “E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor”.

Jesus não olhou para o que Israel havia feito, simplesmente em todo seu ministério exercitou o perdão e ensinou esse princípio importantíssimo. 

Em certa ocasião Ele contou uma história sobre o perdão que deixou os judeus boquiabertos, pois eles tinham uma visão errada sobre o assunto. Ele falou sobre um rei que perdoou uma grande dívida de um servo. Porém, mais tarde esse mesmo servo não soube perdoar a dívida de um conservo. Foi cruel a tal ponto de colocá-lo na prisão. Ao tomar conhecimento do fato, o rei disse: "Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?" (Mt 18:32-33)

Precisamos ser pessoas de compaixão à semelhança de Deus, que nos fez livres pelo Seu imenso perdão. Solte as pessoas das amarras que a ausência de perdão gera. Deus nos perdoou, logo não temos o direito de prender pessoa alguma.

Quem não perdoa vive mal porque não tem paz, tem um coração amargurado e preso, trata com indiferença, não se relaciona bem consigo mesmo nem com os outros, vive com desejo de vingança, atrai enfermidades físicas e vive em solidão.

Conclusão: O perdão cura, restaura, abre portas. Decida hoje mesmo exercitar o perdão na direção dos seus familiares, amigos e irmãos.

“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”. (Marcos 11:25-26).

Compartilhar: