Chave para o êxito: perdão

Texto BAse: Mt 18:21-22

Introdução: Todos nós desejamos crescer, prosperar avançar em todas as áreas da vida. Agora o que muitas vezes não conseguimos entender é que existem chaves que nos dão acesso ao êxito e uma delas é o perdão.

Seja na família ou na igreja, não podemos nos permitir viver  em uma  falsa harmonia, mostrar o que não existe, ou seja, na presença de outras pessoas, fazer de conta que tudo é paz quando na verdade no íntimo, o ódio prevalece. 

Deus quer retirar estas falsidades do nosso meio; Ele quer que vivamos em paz todos os dias alicerçados na verdade tendo de fato um coração limpo, puro para que Ele reine.

Como podemos viver o perdão em toda sua plenitude? 

1- Temos que entender que o perdão divino, não se processa apenas nas emoções, nos sentimentos, é algo espiritual. Somente quem é verdadeiramente livre, liberto consegue ministrar perdão.

A principal missão de Jesus foi nos libertar de todas as amarras de satanás, Ele deu Sua vida em resgate da nossa. Hoje em Cristo podemos viver de fato a verdadeira liberdade que nos permite amar e orar até por quem nos persegue.

Uma pessoa livre é alguém  que não guarda rancor e amargura. É alguém que vive o que está escrito em Hb 12:14-15: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados." 

Só perdoa quem entende e vive na dimensão espiritual. A Bíblia relata que Jesus apesar de ser traído, humilhado, maltratado perdoou os algozes. "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem." (Lc 23:34). Mas, como eles não sabiam o que estavam fazendo? Foram eles que cravaram os pregos, eles que levantaram o madeiro. 

Jesus estava falando de uma dimensão maior; Jesus os perdoou porque compreendia e vivia acima da carne, transitava na dimensão espiritual.

Não devemos viver guardando mágoas e rancores, pois a amargura e a falta de perdão destroem relacionamentos, nos privam da graça. 

É comum surgirem falhas na convivência na família, na igreja, nas amizades, mas quando acontecerem o perdão precisa ser exercido. 

Há algo importante... o perdão é algo concedido, por isto, todo perdão deve ser tomado para que seu sentido não seja banalizado, pois aquele que pede perdão deve estar genuinamente arrependido e disposto a mudar.

Através do perdão, remova a mágoa, o rancor, o ódio, os ressentimentos, dores do passado, as feridas que ainda estão abertas. 

Ministre o perdão para si mesmo,  para seus filhos, para seus pais, para os seus familiares, para amigos e irmãos. 


Conclusão: Lembre-se que o seu êxito espiritual depende da condição de seu coração.

Sei que alguns podem dizer: "mas eu não consigo". Esteja disposto a receber do Senhor este batismo de amor. 

Mude a sua linguagem de desprezo e de indiferença por elogios. A questão da auto-imagem é muito importante na convivência familiar. Uma palavra boa e elogio um ótimo resultado e cura no meio da família.

Compartilhar: