Poder da Palavra - Quinta Semana

Textos Base: Ezequiel 37:1-14

Introdução: Quando proclamamos a Palavra de Deus, os céus se abrem, Seu poder criativo é liberado e até o que não existe, passa a existir.

O Espírito de Deus levou o profeta a enxergar um amontoado de ossos que estavam secos, sequíssimos. Não eram esqueletos formados ou mesmo corpos que acabaram de perder o fôlego de vida, a visão demonstrava que as mortes haviam acontecido a muito tempo. O interessante é que Deus confronta a fé do Ezequiel perguntando se ele cria que os ossos poderiam voltar a vida.

O que representava aquela visão? Conforme o versículo 11 os ossos secos eram toda a nação de Israel. É triste, mas é verdade o povo que foi escolhido por Deus, que Ele chamava de minha nação, estava numa situação desoladora, deplorável, havia.

Deus entregou a nação nas dos seus inimigos porque tanto os reis quanto o povo haviam se desviado dos Seus caminhos e quebrado a aliança. O reino do norte (Israel) foi conquistado pelos assírios e o reino do sul (Judá) pelos babilônicos e assim estava Israel, completamente desolada. 

A situação era crítica, aja visto que nesse período o templo foi saqueado e Jerusalém teve seus muros destruídos, suas portas queimadas, riquezas foram tomadas como despojo e muitos nobres, magistrados, príncipes foram levados cativos para servirem nos palácios dos povos que os dominaram. Um quadro terrível estava estabelecido e gerou no coração do povo o sentimento de morte e sequidão. Na Parte B do versículo 11 há o registro de que eles diziam: “Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados”.

Diante dessa realidade só havia uma forma de mudança, a proclamação da Palavra. Ezequiel precisava se levantar e proclamar nos quatro cantos de sua nação a Palavra de ressurreição e vida.

Parece loucura mudar o quadro de uma nação apenas dizendo: “Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.  Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR”. Parece, mas foi exatamente assim que a situação de Israel foi transformada. Um homem entendeu que a restauração, a ressurreição, milagres, prodígios e maravilhas são ativados no poder da Palavra.   

Assim como Deus mudou a história de Israel, Ele também quer mudar a história do nosso Brasil, afinal os governantes na nossa nação de igual modo se afastaram e Deus e buscam seus próprios interesses, princípios contrários aos que Deus estabeleceu estão se tornando leis, nas escolas os valores espirituais e bíblicos estão praticamente extintos. O povo está a cada dia mais afundado no pecado, enfim algo precisa ser feito, a ressurreição tem que acontecer.

As vezes olhamos para tanta desolação, na área financeira, na família, nos valores morais e até espirituais que chegamos a perder a esperança que algo mude. Mas pelo poder da Palavra vamos conquistar uma cidade, um estado e uma nação para Deus. Você crê?

O que temos que fazer? Abrir a boca e proclamar a Palavra aos quatro cantos da nossa cidade, estado e nação. 

Porque a Proclamação da Palavra traz mudança as geografias? 

1º) Por que literalmente expressa a vontade de Deus

Não era da vontade de Deus que Israel permanecesse em ruína, dominada pelo inimigo e certamente não é da sua vontade que nosso território também pereça com tantas mazelas.

Precisamos sair nas ruas, nas praças, nos lugares altos, nas baixadas, no centro, nas periferias, diante dos rios, das fontes de água, nos bosques proclamando: Paragominas (nome da sua cidade) tu te chamas Yavé Shamah! 

A violência, a prostituição, a recessão, o consumo de álcool, das drogas, a corrupção vão sofrer um impacto e vai começar a regredir no momento em que a igreja abrir a boca. 

Conclusão: O diabo por muito tempo acreditou que nossa nação estivesse em suas mãos, mas nestes últimos anos, Deus está abrindo o entendimento da igreja e pelo poder da Palavra ela está sendo completamente transformada. Abra a sua boca hoje mesmo para profetizar a saúde, paz, prosperidade!

Compartilhar: