Poder da Palavra - Quarta Semana

 Textos Base: Gênesis 18:1-10


Introdução: Quando a Palavra de Deus é proclamada milagres, prodígios e maravilhas acontecem. Agora é sempre bom lembrar que Deus tem um tempo certo para realizar todas coisas. Ao recebermos uma Palavra, temos que manter a nossa confiança firmada nele sabendo que essa confiança passará por testes, inclusive o do tempo.


No caso de Abraão e Sara,  eles ouviram a voz de Deus, porém a inquietação tomou conta decoração deles que fez com que metessem os pés pelas mãos. 


A princípio Abraão não acreditou que essa promessa se cumpria através de Sara, pois era estéril.  Com isso deixou a sua parentela, a casa de seus pais, mas levou Ló seu sobrinho e investiu seus sonhos e expectativas nele, mas Ló infelizmente o decepcionou, o orgulho o levou a pensar que poderia ter um rebanho tão grande como o de seu tio, ou seja, para ele não bastava caminhar ao lado e ser o sucessor, ele queria ter o que seu tio tinha. O orgulho gerou a ingratidão e Ló decidiu fazer sua própria rota.


Em seguida, Abraão chegou a pensar que a promessa se cumpriria por meio de Eliezer e por fim o mais absurdo, Sara sugeriu e ele de pronto aceitou se deitar com a escrava que gerou Ismael. Três tentativas completamente frustradas de ver uma promessa se cumprir. 


Abraão e Sara não entenderam que se Deus faz uma promessa Ele mesmo se encarrega de cumprir, Ele não precisa de nossa “ajuda”. 


O tempo passou, mas o dia chegou, os anjos o encontraram e proclamaram a Palavra de Deus, dizendo: “Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho”  


Tudo mudou quando eles receberam a visita dos anjos que anunciaram o fim da esterilidade. Como sabemos  Anjos são seres espirituais, e foram criados para funções especificas. 


Deus criou os anjos e a bíblia fala sobre eles em 34 dos seus 66 livros. Os anjos originalmente são mensageiros, mas trabalham, também ministrando: 


a- Proteção: leia Salmo 34:7, Salmo 91:11.

b- Provisão: leia 1 Reis 19: 4-7.

c- Conforto: Lucas 22:39-43.



Quando um anjo proclama a Palavra, conquistas se estabelecem. Que conquistas?


Segundo: a conquista da alegria 

Certamente que a espera e todas as tentativas frustradas de alcançar por suas próprias forças a promessa produziu na alma de Abraão e de Sara tristeza, porém, a tristeza, não subsistiu a força da alegria e teve que bater em retirada com a chegada do filho da promessa, chamado Isaque que significa riso. 


Assim como aconteceu com essa família, muitas famílias hoje, por muitos motivos estão vivendo afligidos pela tristeza. O inimigo trabalha arduamente com esse objetivo, desanimar, entristecer e muitos, pais, filhos, esposas estão aprisionados na preocupação, ansiedade, depressão. O inimigo sabe que a maior arma de conquista que um servo de Deus pode ter é a alegria, pois a alegria do Senhor é a nossa força.


Assim como Deus enviou um mensageiro para mudar a história da família de Abraão, hoje o mesmo está acontecendo, a Palavra está sendo proclamada.  Creia, Jeremias 31:13 vai se cumprir integralmente na sua casa: "Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza”.


Conclusão: Os anjos são mensageiros e nesse sentido, hoje todos os líderes de célula se tornam anjos para proclamar a Palavra de Deus em muitas casas.


Alegria, fecundidade, prosperidade, saúde, paz, harmonia e tudo mais que sua família precisa, você vai conquistar no poder da Palavra.

Compartilhar: