Poder da Palavra - Terceira Semana

Textos Base: Gênesis 18:1-10


Introdução: Quando a Palavra de Deus é proclamada milagres, prodígios e maravilhas acontecem. Nas duas primeiras ministrações dessa série falamos da cura do servo do centurião. Deus ministrou ao nosso coração que Sua Palavra direcionada a um alvo específico, a um propósito em particular gera resultados sobrenaturais. Imagina, Jesus não saiu do lugar onde estava, não impôs suas mãos no doente, não deitou azeite sobre sua cabeça, apenas proclamou a Palavra e o homem foi curado instantaneamente.


Hoje, nessa terceira semana, o que Deus quer nos mostrar é que sua Palavra tem o poder de transformar a história de uma família. Se você receber integralmente o que será ministrado essa noite, creio que sua casa não será mais a mesma, os sonhos que estavam engavetados, a frustração e tristeza gerada por um longo período de espera, vai dar lugar ao riso.


Gênesis 18:1-10 descreve que Abraão recebeu em sua casa uma visita inusitada, três anjos foram ao seu encontro. Ao contrário do que muita gente imagina, os anjos existem, não são personagens de ficção.


Abraão teve o privilégio de receber a visita de anjos que trouxeram a mensagem que ele e sua esposa Sara esperaram por muito tempo. Desde que Deus liberou a promessa que seriam pais de nações, eles aguardavam ansiosos esse dia. 


É evidente que a experiência de Abraão foi com anjos no sentido literal, mas todas as pessoas que de certa forma transmitem a Palavra de Deus, também são consideradas mensageiros, anjos. Por isso precisamos estar muito atentos, pois Deus está enviando seus mensageiros seja no sentido literal ou figurado para transmitir a Palavra que tem o poder de mudar a história de sua família.


Quando um anjo proclama a Palavra, conquistas se estabelecem. Que conquistas? 


Primeiro: a conquista da fertilidade


Abraão iniciou a sua peregrinação aos 75 anos de idade, não tinha perspectiva humana nenhuma de gerar um filho, Sara era estéril, e por mais que os dois sonhassem, desejassem era impossível aos olhos deles viver esse sonho. Mas quando a Palavra é proclamada a esterilidade perde a força.  


E foi exatamente o que aconteceu, a Palavra foi liberada, ele e ela naquela altura já estavam com 100 e 90 anos respectivamente, mas como Deus não se limita as circunstancias, o anjo proclamou a Palavra, inclusive, estabelecendo o tempo, um ano. Em um ano eles já estariam com o filho nos braços. A esterilidade em um ano seria completamente vencida.


Querido, me apropriando dessa Palavra, também quero direciona-la a sua família: “nos próximos 366 dias você verá a realização de grandes sonhos. A esterilidade vai bater em retirada e dará lugar a fertilidade em todas as áreas”. Você crê? Se você crê então você verá a Glória de Deus!

  

A Bíblia não revela a causa da esterilidade de Sara, não há como saber se era algo físico, emocional ou até mesmo espiritual. 


Mical, por exemplo, se tornou estéril por causas emocionais. Observando seu comportamento podemos ver que ela conservava em seu coração: Amargura, decepção, frustração.   


Quando lemos o capítulo 6 de 2º Samuel, podemos ver claramente essa postura. No versículo 16 diz o texto que: “Ao entrar a Arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração”. 


Imagina esse quadro: havia uma grande festa em Jerusalém, a arca, o símbolo da presença de Deus estava retornando para o seu povo. Davi se despiu de das vestes reais, assumiu a postura de um adorador, e dançava de alegria, mas Mical observa tudo de longe, com um olhar crítico, com um coração apático, frio e até mesmo rebelde. E com todas as suas forças desprezou Davi que além de seu esposo, era o rei. 


As vezes nos deparamos com pessoas que não conseguem crescer, multiplicar, avançar e nem percebemos que isso é fruto de problemas emocionais.


É evidente que Mical tinha os seus motivos para agir dessa forma, seu pai praticamente a vendeu. Depois de casada, o homem a quem ela amava a abandonou, Davi para preservar sua vida, passou um bom tempo de sua vida como fugitivo. Neste período ele foi dada a outro homem e quando estava começando a reconstruir sua vida, agora com Paltiel, seu pai morre e Davi assume o trono de Judá. E qual foi a primeira atitude de Davi? Mandar trazê-la à força para ser sua mulher, e numa condição totalmente adversa, agora ela era mais uma entre muitas.


Apesar de todos estes motivos, Mical poderia vencer a decepção, dar a volta por cima, afinal de contas ela era a primeira, não o fez preferiu valorizar sua dor e conserva-la como um tesouro.


Conclusão: os motivos da esterilidade de Sara, poderiam ser muito os piores. Mas os motivos e a própria incapacidade de gerar foram vencidos pela fertilidade no momento em que a Palavra foi proclamada. 

Compartilhar: