Poder da Palavra - primeira semana

Texto Base: Mateus 8:5-13


Introdução: A palavra de Deus é imutável, se renova, é verdade e vida. Ela é poderosa para salvar, curar, libertar, restaurar, transformar. Ela é nosso alimento, sustento, vida, nos da direção, nos consola, nos santifica. Ela não está a nossa disposição apenas para ser compreendida intelectualmente, é nosso dever vivencia-la...Quem se abre para vivenciar a Palavra de Deus colherá seus frutos!


Se o conhecimento humano, fosse suficiente para transformar vidas, o mundo não estaria afundado na angústia, tristeza e depressão, centenas de milhares não estariam pensando em suicídio.



No texto que lemos inicialmente, entramos em contato com um homem que chegou diante de Jesus clamando por um servo muito querido que estava à beira da morte. Não foi preciso Jesus sair de onde estava, encontrar o doente, impor as mãos ou ungi-lo para que fosse curado. Apenas liberou a Palavra e a cura se processou na mesma hora.


Assim como a Palavra curou um homem no seu corpo, ela continua curando a alma e espírito de todos os que a acolhem.



Aquele homem apesar de seu status, de sua posição na sociedade se curvou a Palavra de Deus, e colheu os seus resultados 


- O centurião respeitou e se submeteu a Palavra de Deus que fluiu da autoridade espiritual por ele procurada.


É possível uma pessoa respeitar um líder espiritual, mas não se submeter a palavra que sai da sua boca? Uma pessoa pode frequentar os cultos em uma igreja e até ser discípulo de um apóstolo ou pastor, mas não se submeter, não ter fé nas palavras proclamadas por ele? Ouvir o sermão que esse pastor prega e questionar a forma o conteúdo que está sendo transmitido?


Sim! Muitos convivem anos com um líder e não se submetem, não concordam, questionam e como consequência, também, infelizmente, não experimentam os milagres, os prodígios e maravilhas de Deus. 


Isso não é algo restrito a nossa geração. Não! Jesus vivenciou isso, em seu tempo foi reconhecido como um profeta no meio do Seu povo, teve a oportunidade de proclamar a Palavra em algumas sinagogas, mas em algumas cidades não fez milagres, pois não houve quem se submetesse as Palavras que ele liberava. 


Mateus 13:53-58: Tendo Jesus proferido estas parábolas, retirou-se dali. E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa. E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.


Ao deixar o centurião falar quis dar uma lição aos judeus, eles precisavam exercitar a fé, a honra. Como judeus, reconheciam Nele uma autoridade vinda de Deus (alguns criam verdadeiramente que Ele era o Filho de Deus), viam os milagres que Ele realizava, mas ainda não tinham fé suficiente para acreditar que a palavra que saía dos Seus lábios tinha poder para gerar conquistas e milagres. Por isso Ele elogiou a fé do centurião, pois ele não só entendia o que era autoridade, como também cria na força da palavra que saía da Sua boca. 


Conclusão: Assim como o centurião, precisamos entender que quando uma autoridade de Deus libera uma Palavra na nossa direção o milagre, a conquista vai se estabelecer.


Deus tem compromisso com aqueles que Ele levantou para estar a frente seu povo e principalmente com a sua Palavra. A Palavra de Deus é poderosa!

Compartilhar: