Poder da Palavra - Segunda Semana

Texto Base: Mateus 8:5-13


Introdução: A palavra de Deus é imutável, se renova, é verdade e vida, são muitos os versículos que confirmam sua eficácia e poder vou citar apenas alguns:


- Isaías no capítulo 55 e versículos 10 e 11 está escrito: “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” 


- Isaías 40:8. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. 


-  Salmos 119:105. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. 


-  Jeremias 23:29. Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra? 


-  2 Timóteo 3:16. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;17. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.


No texto que lemos inicialmente, entramos em contato com um homem que chegou diante de Jesus clamando por um servo muito querido que estava à beira da morte. Não foi preciso Jesus sair de onde estava, encontrar o doente, impor as mãos ou ungi-lo para que fosse curado. Apenas liberou a Palavra e a cura se processou na mesma hora.


Assim como a Palavra curou um homem no seu corpo, ela continua curando a alma e espírito de todos os que a acolhem.



Aquele homem apesar de seu status, de sua posição na sociedade se curvou a Palavra de Deus, e colheu os seus resultados 


   

Segundo: ele fez de seu coração uma terra fértil

Em Lucas 8:4-8 encontramos uma parábola conhecida como a parábola do semeador. Nessa pequena estória Jesus nos ensina há uma semente que Deus quer plantar, sua Palavra, porém existem diferentes tipos de solos:


Solo Pedra: são pessoas que em função de medo, decepções, traições sofridas endureceram o coração não permitindo profundidade nos relacionamentos.


Solo Beira do Caminho: são pessoas que de alguma forma sentem-se marginalizadas e como consequência não se acham dignos de receberem as bênçãos de Deus.


Solo de Espinhos: são aqueles que já possuem outra semente plantada em suas vidas, neste solo não há espaço para a semente do Evangelho.


Solo Bom ou terra fértil: são aqueles que recebem a semente e por recebe-la, vão produzir abundantemente.


O centurião abriu o coração e recebeu a Palavra, na verdade desde o memento em que pensou ir ter um encontro com Jesus já estava preparado para receber, tanto é que ao encontra-lo disse: “Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar”.


Que nosso coração seja essa terra boa que vai receber a proclamação da palavra. 


Terceiro: ele foi humilde


Humildade significa reconhecer seus erros, limitações, e também, se sujeitar as direções dadas ainda que tenhamos opções melhores aos nossos olhos, ou isto contrarie nosso entendimento. Deus sabe o que está fazendo. O Centurião foi humilde, despojando-se da sua posição como oficial romano. Roma era a nação dominante sobre Israel naquele momento, mas ele se sujeitou a autoridade do Senhor Jesus, reconhecendo-o como o único capaz de resolver seu problema. Saiu com seu milagre, e como um exemplo de fé a ser seguido.


Conclusão:  Como o Centurião, apresente-se a Jesus, entregue o teu caminho e a tua luta nas mãos dEle, e abra-se para receber a palavra enviada nesta noite, e vá para encontrar-se com o teu milagre. 

Compartilhar: