Fé - segunda semana

 Texto Base: Atos 3:1-9

Introdução: Depois da ascensão de Jesus, os discípulos receberam a missão de expandir a obra que Ele iniciou e nesse período já haviam passado por transformações significativa em suas vidas. 

Por ocasião da crucificação eles se dispersaram, voltaram as velhas práticas, as antigas profissões, mas depois do reencontro com Jesus e posteriormente da grande experiência com o Amado Espírito Santo em Pentecostes a fé deles não só se solidificou, mas foi ampliada. A prova dessa realidade se manifesta nesse registro de Atos 3.  

Pedro e João poderiam ter ignorado o pedido do coxo e seguido a sua caminhada em direção ao templo ao compromisso da oração, mas ao invés disso pararam, deram atenção ao homem e pela fé mudaram a sua vida.

Na semana passada, vimos que o milagre realizado naquele dia mostra que fé não é algo subjetivo, emocional, fé é o que há de mais sólido no mundo espiritual. Fé tem fundamentos:  

O segundo fundamento da fé é a VISUALIZAÇÃO 

Tenho certeza que Pedro e João antes mesmo do liberar a palavra de cura, já enxergavam a cena do milagre. Certamente eles viram o homem caminhar, saltar, correr, se alegrar.

Muitos querem ver a glória de Deus, mas ignoram esse fundamento. Você está onde está por causa das imagens que você gerou em sua mente. 

Provérbios 23:7 mostra que tudo o que você imagina dentro de si, assim será. Se você imagina uma vida cheia de medos, incertezas, inseguranças, cheia de pânicos, isso irá fluir de você. Se você imagina uma vida saudável, alegre, próspera sua vida estará dentro desse contexto. 

Dois homens que se tornaram modelo, que chegaram onde chegaram porque lançaram mão dessa dessa poderosa linguagem da fé que é a visualização: José e Abraão:

1) José - Todos nós conhecemos a história de José, sabemos que ele chegou a governar a nação mais poderosa de sua época. O que o levou a chegar num patamar de liderança tão elevado? José gerou pensamentos, visualizou que se tornaria maior que seus irmão, que governaria em sua geração e de acordo com os pensamentos que ele projetou as coisas aconteceram.

É claro que na história de José existiram muitos obstáculos, mas todos eles foram vencidos porque sua visão não estava limitada ao momento a crise. 

Que imagens você tem projetado em sua mente?

Como você vê o seu futuro? 

2) Abraão - Deus o chamou e fez a promessa que ele seria pai de uma grande multidão. O tempo passou e nada, Abraão não conseguia gerar a promessa, foi necessário Deus se manifestasse mais uma vez a ele ordenando que ele olhasse para as estrelas do céu, que ele imaginasse na sua alma a descendência incontável, a multidão que sairia dele, que ele visualizasse seu futuro. Depois dessa experiência nasceu Isaque.  

Levante os teus olhos e contemple o futuro vitorioso que Deus já preparou para você. Muita gente não vive milagre, porque não tira os olhos do presente, da sua atual circunstância.

Se o olhar de Pedro e João fosse simplesmente um olhar natural, aquele coxo seria apenas um pobre coitado sem chance nenhuma de mudança, nasceu assim e morria daquele jeito. Se o olhar do coxo estivesse voltado somente para sua condição aparente, jamais teria caminhado. Naquele momento ele não olhou para o que estava vivendo, antes levantou seus olhos e viu um novo tempo que estava a sua frente.

O Senhor diz em sua palavra: Eu sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, pensamentos de paz e não de guerra a fim de vós dar o fim que desejais.

Você não sabe o que Deus está preparando para o amanhã, por isso tire os teus olhos do hoje e olhe pra frente sob a perspectiva da promessa.

Conclusão: Fé pra ser viva e eficaz tem que ter Palavra, visualização e poderíamos acrescentar convicção. Não é possível viver na dimensão da fé, sem esses pilares.  Livre sua mente das imagens negativas e esteja convicto de que o melhor de Deus está sempre por vir.

Compartilhar: