Santidade - quarta semana

 Texto Base: Lv 11.45 

Introdução: Quantos já ouviram falar que há pessoas, dentro da igreja, com um caráter pior do que muitos que estão lá fora? Infelizmente creio que a maioria aqui já teve este desprazer de ouvir isso. 

É triste ouvir falar negativamente de pessoas que muitas vezes amamos, acreditamos, investimos. Isso entristece o nosso coração, e, sobretudo entristece muito mais ao Senhor, pois não é esse o Seu propósito. Deus quer que sejamos santos em toda a nossa maneira de viver.

Creio que o Senhor já nesse início de ano está trabalhando no caráter do seu povo promovendo cura, libertação e no lugar dos maus testemunhos, o mundo verá uma geração com um caráter irrepreensível, uma geração santa. 

Santidade fala da obra do Espírito Santo, que ninguém pode subestimar. Toda obra do Espírito Santo objetiva gerar santidade na Igreja. Quem é contra a santidade, é contra a obra do Espírito; quem não tem uma vida santa, rejeita a obra do Espírito; quem rejeita a obra do Espírito, assinou a sua morte (Rm 7:5).

"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Rm 8:6-8).

Quantas igrejas eram para estar cheias do Espírito e plenamente avivadas e ungidas, mas aboliram a obra do Espírito e estão mornas, sepultadas e sem esperança. Qualquer homem que rejeita a obra do Espírito morre primeiro espiritualmente, e depois morre gradativamente, até chegar ao físico.

Mas, este é o tempo de Deus para todos nós, precisamos lutar pela santificação, Temos entendido que não é fácil, mas é possível ser santo. 

Não somos pecadores que lutam pra ser santo, mas somos santos que lutam contra o pecado e nesse luta, precisamos lançar mão de pelo menos três armas:

1) Primeira arma é a Palavra de Deus

A santidade se manifesta quando vivemos a Palavra. Se fôssemos medir a santidade, tomaríamos como base o nível da Palavra de Deus em nossa vida. 

Paulo aconselhou seu discípulo Tito: “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós”. (Tt 2:7-8).

Se a Palavra de Deus estiver sempre na sua boca, você será santo.  Você pode ser santo quando está pregando, quando está ministrando na célula, mas no dia-a-dia sua boca pode denunciar que você não é tão santo quanto diz que é.  A boca fala do que está cheio o coração, por isso faça o possível para estar sempre cheio da Palavra de Deus. 

2) A segunda arma é a Oração 

Biblicamente podemos orar em nossa própria língua, obviamente compreendendo tudo o que estamos falando e podemos também orar no Espirito.

Orar no espírito e orar ao Espírito Santo é a única forma de demolir o velho homem, as estruturas da alma que roubam a santidade. Deus quer demolir o velho homem, as estruturas da alma para construir o novo que Ele tem para cada um de Seus filhos.


Orar no Espírito deve ser o nosso estilo de vida, esse é o desejo de Deus para todos os dias de nossas vidas.


Quando você passar a orar no espírito o tempo todo, experimentará uma vida santa, sem angústia, tristeza, frustração, sentimentos de derrota, auto-piedade e sem todos os tipos de sentimentos que o diabo tenta lançar contra nós com a intenção de nos escravizar. À medida que você ora em línguas, constrói um propósito para a sua vida e estabelece vitória nessa batalha pela santidade.


3) Terceira arma é o Jejum

O jejum é um ato profético que anuncia no mundo espiritual a quebra do poder da carne e a dependência total e irrestrita do Senhor. No deserto Jesus foi tentado, mas venceu a tentação, pois estava fortalecido através do jejum.

Esses dias li uma frase que me chamou atenção: “Jesus venceu no deserto e Adão fracassou no paraíso”. A diferença entre o primeiro e o último Adão é que o último pagava o preço de renúncia para estar em constante comunhão com o Pai.

Estabeleça um tempo de jejum e vença todas as propostas do adversário.

Conclusão: ninguém vence uma guerra de mãos vazias, todo guerreiro precisa de uma arma para vencer. Deus tem colocado em suas mãos três armas poderosíssimas, não despreza, utilize-as.

Creio que chegará o dia em que nunca mais se ouvirá de discípulos que são piores dos que estão no mundo, mas o testemunho que será anunciado nos quatro cantos desse território será de um povo que vive em santidade.


Compartilhar: