Santidade - terceira semana

 Texto Base: Rm 6.14-19

Introdução: Vigiar e orar para não cair em tentação, é recomendação do Eterno. Precisamos assumir a nossa identidade de santo e permanecer na luta contra o pecado, até porque as consequências do pecado são terríveis.

Quem insiste na prática do pecado esta em perigo, pois o pecado produz muitos males entre eles podemos citar que:

1) O pecado produz: tormento e destruição 

Um dos pecados mais comuns em nossos dias é o rancor (Mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida). Muitos corações estão  contaminados com esse pecado que abre a porta para a entrada dos demônios atormentadores.

Jesus contou a parábola do servo que não perdoou  (leia Mt 18:23-35). Nessa história o rei faz uma pergunta: Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?

Fomos alcançados pela graça de Deus, ele nos perdoou de uma dívida altíssima. Ele nos deu um perdão que não merecíamos. Ora, se recebemos tanta compaixão porque insistimos em condenar os nossos devedores? Porque mantemos nosso coração manchado pelo pecado do rancor?

Precisamos limpar o nosso coração desse pecado terrível porque quem não perdoa vive mal, não tem paz, tem um coração amargurado e preso, não se relaciona bem consigo mesmo nem com os outros, a enfermidade e a solidão são sua companhia.  

Outro pecado bem grave e que muitas vezes encontramos em nosso meio é a murmuração.

O que é murmuração? O dicionário traduz essa palavra como ato ou efeito de murmurar e também como rumor infundado; boato, falatório. 

Paulo aconselhou os coríntios: “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.” (1 Co 10.10).

As vezes confundimos murmuração com reclamação. Murmuração é literalmente falar mal de alguém. 

Em nossos dias com o surgimento das redes sociais, todo mundo quer manifestar a sua “opinião” e nesse embalo a murmuração ganha espaço e força. 

Temos que aprender a controlar nossa língua, pois esse pequeno membro tem o poder de abençoar e amaldiçoar. Se é pra abençoar, emita suas considerações, se expresse a vontade, mas se vai falar mal de quem quer que seja, é melhor ficar calado.

Há pessoas que são tão escravas desse pecado que pasmem conseguem falar mal dos seus filhos, pais, irmãos, esposo, esposa, pastor, apostolo e até mesmo de Deus.

Cuidado por que a murmuração atrai o exterminador.


2) O pecado produz: pobreza e miséria

A riqueza ou pobreza, prosperidade ou ruína, abundância ou escassez, sempre serão frutos de decisão.

Quem decide cumprir os princípios eternos, seguir os seus estatutos e mandamentos certamente terá sucesso. Leia Deuteronômio 28:1-2 E nos versículos seguintes encontramos uma lista enorme de bênçãos. 

Ainda nesse capítulo de Deuteronômio, também é possível ver que o não cumprimento dos mandamentos e estatutos do Eterno, produzem resultados catastróficos. Leia Deuteronômio 28:15

Está em nossas mãos o poder da escolha. Se decidirmos pela santidade, certamente viveremos um ano de grandes conquista, mas se optarmos pelo pecado a pobreza e miséria virão e nos alcançarão.

     

3) O pecado produz: morte

Em Romanos 6:23 está escrito: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Essa morte citada por Paulo como consequência do pecado pode ser entendida de duas formas:

No sentido literal e e pode ser entendida, também como separação de Deus. A Palavra declara em Isaías 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

Uma multidão vive na pratica do pecado e consequentemente estão distanciados de Deus, estão mortos espiritualmente e se isso não se não houver arrependimento essa distância do autor da vida se prolongará por toda eternidade.

Conclusão: A. W. Tozer apelidado por muitos de "o profeta do Século XX" disse: “Não existe atalhos para a santidade”. 

A busca pela santificação jamais será uma tarefa simples. Uma vida de santidade exige renúncias, coragem, perseverança e fé nas promessas de Deus. Não é fácil, mais é possível!


Compartilhar: