Igreja Tesouro Preciso

Texto Base: Mateus 13.44-46

Introdução: Quando Palavra de Deus se refere ao Reino de Deus a primeira imagem que vem a nossa mente é o céu, mas na verdade o Reino de Deus não é um lugar específico, mas todos os lugares onde Deus reina. Se em sua casa o governante máximo é o Senhor, então o Reino esta lá. Se Deus é dono de sua vida, isto significa que o Reino de Deus foi plantado em você.

O texto que lemos abre nosso entendimento para compreendermos o valor do Reino de Deus. O Reino é um tesouro valioso, uma pérola de grande valor.  

Apesar de não podermos apontar para o céu ou para um lugar específico e classificar como Reino de Deus, a Igreja pode e deve ser vista como a maior expressão do Reino de Deus na terra.

Você sabe que a igreja é família de famílias, é a reunião de salvos que decidem renunciar suas vontades para viver a vontade do Pai. É uma construção de pedras vivas como esta escrito em I Pedro 2:5 - “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”.

Precisamos ter em mente este conceito para que valorizemos o que é correto. A Igreja de Jesus como expressão do Reino é uma pérola preciosa. Deus nos deu o privilégio de fazermos parte de uma comunidade de fé, de caminharmos ao lado de homens e mulheres que como nós temem e amam ao Senhor. Nesse ambiente caminhamos debaixo de cobertura, direção e tudo isso precisa ser valorizado. Infelizmente em nossos dias muitas pessoas desconhecendo ou mesmo desprezando o valor da igreja, vivem como nômades, passam um tempo aqui, outro ali e assim passam a vida vivendo sem compromisso.

Jesus mostra o valor do Reino de Deus, contando duas estórias a do tesouro escondido e da pérola. Em ambas tanto o homem que achou o tesouro quanto o comerciante precisaram se desfazer do que possuíam para adquirir o que poderia mudar definitivamente suas vidas.

A igreja como expressão do reino tem um valor inestimável, mas só pode lançar mão deste tesouro quem esta disposto a abrir mão do que possui.

E quem abrir mão do que nesse mundo é considerado de valor para fazer opção de ser corpo de Cristo, encontrará o verdadeiro tesouro.

1 – Encontrará um tesouro  que trará suprimento a todas as necessidade.

Aos olhos humanos quando pensamos em deixar algo, temos a sensação de que mais tarde este algo fará falta, mas, a Palavra declara que se deixo algo para me apropriar do reino de Deus, para ser parte integrante da Igreja de Cristo logo estou certo de que nada me faltará.

Estou seguro de que todas as promessas destinadas ao Povo de Deus são minhas também e que logo se cumprirá em minha vida: - Leia Salmo 23.1; Salmo 37.4-7; Isaías 64.4; Filipenses 4.19.


Num reino tudo é propriedade do Rei, não se possui nada quando se é súdito de um reina, mas é possível desfrutar das riquezas de um reino. Temos que escolher entre desfrutar e possuir. 

Se você quer possuir, terá apenas os recursos limitados de suas posses. Se você quer desfrutar, doe, abra a mão, entregue para Deus. Troque o tudo que você tem em suas mãos (e que um dia acabará) pelo tudo quanto Deus tem nas mãos dele.

2 – Encontrará um tesouro  que afasta definitivamente o fantasma da solidão.

Ainda lá no Éden após ter Deus criado o homem, percebeu que não era bom que o homem vivesse só e logo providenciou uma companhia para ele. 

No mundo quem tem dinheiro aparentemente tem amigos, mas é tudo ilusão, os amigos só o são enquanto estão nas rodas de banquetes, na realidade é tudo um grande jogo de interesses.

A Igreja é um tesouro, onde não estamos apenas cercados de rostos, mas podemos contar com amigos genuínos.

O mundo se relaciona por interesse, mas a igreja acolhe a todos sem distinção de raça, situação financeira, idade ou formação acadêmica. Na igreja todos são amados, afinal de contas todos tem a mesma posição: Filhos de Deus, herdeiros da promessa do Pai.

Conclusão: Há um ditado chinês que diz que “quando você não pode abrir mão de alguma coisa que você tem, não é você que tem a coisa é a coisa que tem você”. Deus quer te fazer igreja hoje mesmo, então tome a decisão de abrir mão do mundo e suas paixões e entregue-se agora mesmo a Jesus. Viva por Ele e para Ele.

Compartilhar: