Coragem, sabedoria e serenidade

Texto Base: Atos 6:8-15

Introdução: Neste texto de Atos encontramos a história de um homem que apesar de não ter feito parte da primeira equipe de doze de Jesus, carregava a em seus ombros as marcas de um verdadeiro apóstolo. Estevão como o próprio texto descreve, era um homem com testemunho irrepreensível, sábio, cheio de fé e poder, canal de Deus na realização de prodígios e maravilhas.

Assim como Deus levantou esse homem em sua geração, creio, piamente que hoje, Ele também está levantando homens e mulheres com o mesmo caráter, afinal de contas vivemos num tempo onde a história se repete, como nos tempos dos primeiros apóstolos, enfrentamos todos os dias lutas e mais lutas e não poderia ser diferente, até por que no dia em que a igreja deixar de ser perseguida é sinal de que o adversário venceu. 

Como estamos reagindo diante das perseguições, das afrontas, das ameaças?

Estevão como homem apostólico ensinou com seu exemplo como deve ser a postura de um servo de Deus frente as calúnias e ameaças:

1 – Frente as lutas, Estevão enfrentou tudo com muita coragem

Estevão foi fiel até a morte e, em nenhum momento amarelou, desistiu, quebrou a aliança, motivos ele tinha de sobra, pois estava sendo acusado de um crime gravíssimo, cuja pena era a morte. Mesmo em meio as falsas acusações, a ameaça de morte não se dobrou diante das afrontas, permaneceu firme em sua convicção de fé, o que me faz lembrar de três amigos: Sadraque, Mesaque e Abednego, companheiros do profeta Daniel.

Hoje, muita gente que se diz servo de Deus, mas na primeira prova de fogo, pra “salvar” sua pele larga tudo e como covarde, foge.

Quem serve a Deus não tem medo de nada, nem mesmo da morte, até porque um servo de Deus não morre. Jesus disse: eu sou a ressurreição e vida, quem estiver em mim, ainda que esteja morto viverá. Lembre-se esta sobre a tua vida esta mesma coragem e com ela você vai vencer todos os obstaculos que se levantam a sua frente.

2 – Frente as lutas, Estevão enfrentou tudo com muita Sabedoria

A base de nossa sabedoria é a palavra de Deus. Diante de falsas acusações Estevão utilizou a Bíblia em sua defesa e com muita sabedoria confrontou o pecado dos religiosos que o condenavam. A sabedoria foi tanta que eles taparam os ouvidos pois, as verdades os consumiam.

 A Palavra de Deus é uma arma poderosa, ela não volta vazia. Foi tão forte as palavras de Estevão sabiamente utilizou que mais tarde o maior perseguidor da igreja se converteu e de perseguidor, também passou a ser perseguido. Isso me leva a crer que muita gente que hoje se levanta para nos caluniar, para nos afrontar um dia estarão conosco, reconhecerão seu erro e pelo poder da Palavra se converterão.
Pode escrever isso, hoje os que te perseguem um dia estarão ao teu lado anunciando as verdades do Reino.

3 – Frente as lutas, Estevão enfrentou tudo com serenidade

Todos os que acusaram a Estevão, naquele dia, viram o seu rosto como o rosto de um anjo

Queridos, precisamos compreender definitivamente que as lutas, não podem roubar a nossa paz, não podem deformar nosso semblante. A luz de Cristo precisa estar estampada em nosso rosto em qualquer situação.

Jesus disse em João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Não podemos dar lugar ao diabo e a carne, abrindo espaço para ira, tristeza, angústia estes são sentimentos da terra, nosso semblante não pode e não será um semblante da terra mas do céu.

Conclusão: Lutas vem, perseguições vem, mas precisamos compreender que o nosso livramento vem do senhor e se ele não nos livrar ainda assim não nos prostraremos as afrontas do inimigo.

Compartilhar: