Mudança de sorte


Texto Base: Ester 9:1-32

Introdução:  O inimigo, sempre teve um desejo, ver o povo de Deus exterminado da face da terra. Para ele é um golpe muito duro saber que existem serem que adoram ao Deus do céu por livre e espontânea vontade.  Ainda hoje, este é o seu maior trabalho, matar os servos de Deus, e observem sua artimanha é tão baixa, suja que quando ele não consegue fazer isso literalmente, ele tenta ao menos atingir a imagem do povo e principalmente dos líderes principais da igreja.

Mas houve um tempo na história de Israel que o inimigo tentou com todas as suas forças levar a cabo esse propósito, mas o Deus de Israel que está sempre ao lado de seu povo não permitiu que isso acontecesse, e o que era pra ser tristeza se transformou em alegria, o provável dia de luto fez em dia de festa. Para esse dia de mudança de sorte a bíblia chama de Purim.

A Pérsia dominava sobre Israel, nesse período rei Assuero à procura de uma nova rainha encontra e casa-se com Ester sobrinha de Mordecai. Durante este período o primeiro ministro que se chamava Hamã influencia o rei a estabelecer uma lei onde todos deveriam se curvar perante ele (rei Assuero).

Mordecai, tio e pai adotivo de Ester, recusava-se obedecer a lei. Por ser um Judeu, jamais se inclinaria perante um homem. Sabendo da origem de Mordecai, Hamã ferido em seu orgulho fez um pedido ao rei Assuero, que emitisse um decreto determinando que todos os judeus fossem exterminados. Ao tomar conhecimento do edito, Ester ordenou que reunisse todos os judeus que estavam em Susã, e se ordenasse um jejum de três dias e se fizessem orações por ela. Passados os três dias foi ter com o rei, arriscando sua própria vida em benefício do povo.

Na presença do rei Ester encontrou graça, e reverteu toda situação e o que era para ser luto se transformou em festa, e a tristeza foi revertida em alegria. Israel recebeu autorização para se defender, e assim lutou vencendo os seus inimigos.
Esse fato nos ensina que se desejamos uma mudança de sorte precisamos nos posicionar:

Primeiro - Por ordem de Ester, o povo jejuou e orou por três dias. Há poder no jejum acompanhado de oração.

Segundo - Ester foi ousada, entrou na presença do Rei mesmo sabendo que poderia morrer.

Terceiro - E por fim a mudança de sorte só ocorreu porque o povo teve coragem para se levantar contra o inimigo.

Conclusão: Deus vai te dar descanso de todos os teus inimigos. Mas posicione-se, em momentos de ameaças não podemos ficar paralisados pelo medo, temos que lançar mão das armas espirituais e buscar em Deus a vitória.

Compartilhar: