Precisamos Orar - Parte 2



Texto Base:  Lucas 18:1-8

Introdução: Ninguém jamais ficará sem resposta se orar corretamente. Jesus mostrou isso quando contou aos seus discípulos a parábola do juiz iníquo.

Essa estória fala de uma viúva que vai em busca de um juiz para que julgue uma causa. Aquele juiz por ser insensível às necessidades das pessoas, por muito tempo se recusou a atende-la, mas ela persistiu em procurá-lo, não dava descanso a ele. Foi tanta a insistência que o juiz disse: ”como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito”.

Muitos não recebem nada porque não pedem e quando pedem não são persistentes. 

Percebemos essa realidade nas campanhas que realizamos onde muitos se animam e até participam nos primeiros dias, mas conforme a jornada vai avançando vão desanimando, esfriando e desistem.

Deus quer nos abençoar, liberar milagres extraordinários em nossas vidas, mas temos que pedir e persistir no pedido.

Além da persistência existem outros fatores que precisam estar presentes em nossas orações:

1- Fervor

A maioria das pessoas que buscam a Deus o buscam sem entusiasmo, paixão, envolvimento. A tradição das rezas, das preces previamente escritas e decoradas ainda parece ser muito forte em nosso meio.

Precisamos com urgência consertar esse desvio, romper com a tradição religiosa. Deus quer tenhamos com Ele um relacionamento íntimo, profundo e intenso.

Alguém disse que “oração fria é comparada a sacrifício sem fogo”.

Observando a parábola não consigo fazer uma imagem mental onde aquela mulher passava no “fórum” uma vez ao mês e dizia ao juiz: “meritíssimo, não esqueça do meu processo” ou “ meritíssimo assim que for possível, se o senhor julgue minha causa. Não, simplesmente não consigo ver essa imagem. O que vem a minha mente diante desse texto é uma mulher desesperada, que praticamente se mudou para onde o juiz trabalhava e ali em cada oportunidade de estar diante dele clamava: “tenha misericórdia de mim”. Chorando gritava: “me ajude”, “só o senhor pode fazer isso por mim”. Creio que não estou errado em meus pensamentos, pois o juiz em questão só atendeu o pedido da viúva devido à intensidade de sua súplica.

Me responda algumas perguntas: O milagre que você precisa pode ficar para o próximo mês? Dá para esperar até o ano quem ou você não aguenta mais essa situação, esse problema que dia e noite te atormenta?

Se não da para esperar então por suas orações não refletem a urgência que a situação exige?

É tempo de mudar a mentalidade, de corrigir os erros e fazer coisas como devem ser feitas. Precisamos chegar diante de Deus com fervor. Nossas palavras devem refletir de forma clara, direta, precisa o que necessitamos.

2- Fé

Jesus disse: “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Mc 11.24). Nossas orações precisam estar acompanhadas da fé. Quem busca algo em Deus precisa ter a certeza de que será atendido.

Em Mateus 17:14-21 está registrado que Jesus desce do monte da transfiguração e encontra um pai aflito que se aproxima dEle clamando pela libertação do seu filho. O menino vivia atormentado por um demônio que o tornou mudo e sistematicamente o açoitava lhe lançando ao chão e até mesmo no fogo.

Aquele homem conta a Jesus que já havia recorrido aos discípulos, mas eles não puderam fazer nada para tirar o seu filho do sofrimento. Ao ouvir isso, Jesus indignado os repreendeu duramente chamando-os de incrédulos e perversos e, voltando-se ao menino, orou expulsando o demônio que imediatamente saiu.

Os discípulos foram repreendidos severamente, porque apesar de cada um deles já ter recebido uma porção de fé, não simplesmente não a usaram como deveria.
Depois do confronto e da libertação do menino os discípulos, em particular e perguntam a Jesus: Por que não pudemos nós expulsá-lo?

E Jesus respondeu: Por causa de vossa pouca fé.

Até aquele momento eles não tinham consciência do poder da fé, estavam como muitos hoje, perdidos sem saber o que fazer diante do sofrimento dos parentes e amigos, diante dos ataques de demônios. Não tinham a menor ideia que carregavam em seu espirito algo tão poderoso. Algo que se colocado em operação tem o poder de mudar qualquer situação.
Naquele dia Jesus ensinou que a fé é poderosa porque nos faz sair do nível natural e entrar num nível superior, o sobrenatural de Deus. Quando há fé, mesmo como um grão de mostarda, é possível remover montanhas.

Em Romanos 12:3 o apóstolo Paulo afirma que o Senhor já entregou a cada um de seus filhos uma medida de fé, ou seja, todos nós já recebemos uma porção de fé. Nosso espírito recebeu essa força divina, mas não adianta nada tê-la em nosso interior e não fazer uso.
Todos os dias temos que lutar contra as astutas ciladas do inimigo e é necessário embraçarmos o escudo da fé.

Se orarmos com fé certamente alcançaremos as respostas que necessitamos.

Conclusão: que as Palavras de Jesus registradas em  Mateus 7:7 estejam sempre em nossa memória : “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á”.

Compartilhar: