Precisamos Orar




Texto Base: Mateus 14:23

Introdução: No dia-a-dia, o trabalho, o estudo, as ocupações domésticas são tão intensos que a oração se torna algo secundário.

Na vida de Jesus, no entanto, a oração sempre foi prioridade, neste texto específico de Mateus observamos que mesmo depois de um dia intenso de trabalho, onde supriu as necessidades físicas e espirituais de uma multidão, ele subiu ao monte para orar. Naquele dia, com toda certeza, o mestre estava tomado pelo cansaço físico e até mesmo emocional, pois além do trabalho, esse foi o dia em que recebeu a notícia da trágica morte de João Batista (Mt 14:12), mas passando por cima de tudo o que poderia ser considerado como impedimento, não desprezou o seu tempo de oração.

Jesus tinha prazer de estar na presença do Pai e nada o afastava desse propósito. Isto nos confronta, pois nós talvez, por termos intercessores que pagam um preço por nossas vidas, por termos sacerdotes que nos cobrem e se sacrificam por nós, acabamos desprezando os momentos pessoais de oração.

Estes dias Deus está nos despertando sobre a necessidade de voltarmos a prática da oração e precisamos fazer isso por vários motivos:

1) Precisamos orar pois há uma multidão faminta e necessitada. As multidões seguiam Jesus e todos tinham uma necessidade específica, todos precisavam de milagres. Como poderia atendê-los? Ele veio ao mundo como homem (leia Filipenses 2:5-8).

O segredo estava na oração, só quem ora tem poder para liberar milagres.

2) Precisamos orar para ter um relacionamento mais íntimo com Deus. Jesus nos ensina a ter um lugar secreto de oração.  “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará” (Mateus 6:6).

É claro que quando Jesus fala deste lugar, sua intenção não é exatamente valorizar um espaço físico, mas um momento de intimidade. Deus quer encontrar você num horário e lugar específico, não o deixe esperando, corra para os braços do Pai.

3) Precisamos orar pra estar preparado para enfrentar os ataque do inimigo

Depois do monte, Jesus foi ao encontro dos discípulos, eles estavam no meio do mar atormentados pelas águas, ou seja, estavam no meio de um levante do inimigo.

Em meio àquela situação Jesus aparece, tranquilo andando sobre as águas e nesse momento, os doze se desesperaram ainda mais, pois acreditavam estar vendo um fantasma. Nesse ponto fica claro a diferença entre quem ora e quem não ora.

Quem ora fica calmo, pois sabe que o inimigo não tem poder para tocar em sua vida, mas quem não ora se desespera e vive assombrado.

No salmo 18:3 está escrito: "Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos".

Ficamos livres dos nossos inimigos quando oramos. Jesus depois da oração andou sobre as águas, levou Pedro a ter essa experiência sobrenatural e quando pisou no barco, o mar se acalmou, ou seja, o inimigo foi subjugado debaixo dos seus pés.


Conclusão: é tempo de oração, vamos dobrar nossos joelhos e desfrutar da doce presença do Pai e assim nos prepararmos para os grandes desafios que se levantam em nosso dia a dia.

Compartilhar: