Neutralizar maldições





Texto Base: Números 22:1-13

Introdução: A caminho da terra prometida, o povo de Israel vencia todos os obstáculos, todos os inimigos que se levantavam contra eles.  A maneira como Deus os protegia, os sustentava era algo extraordinário e que causava espanto e preocupação nos povos que estavam em seu caminho.

Depois que venceram a Seom rei amorreus,  Israel acampou frente ao território dos Moabitas. O povo estava desesperado com a situação, pois sabiam que nada poderia impedir a caminhada do povo que o Senhor havia escolhido e abençoado.  

A única maneira que o inimigo encontrou para impedi-los de avançar foi contratar Balaão para amaldiçoar.

A princípio Balaão ouve a voz de Deus e se recusa a seguir os enviado da Balaque rei dos moabitas. Acontece que o rei não desiste e envia novamente outros homens ainda mais importantes e corrompe o coração de Balaão.

O que os inimigos não sabiam era que:

1) Maldição sem causa não tem efeito

O inimigo pode levantar quem ele quiser para amaldiçoar o povo de Deus que isso não trará nenhum resultado. A maldição só alcança o servo de Deus, só entra na vida do servo de Deus quando há brecha.
Pode alguém lançar palavras negativas contra sua vida, fazer obra de macumbaria, feitiçaria, mas se não houver brecha a maldição não terá efeito algum.

2) Deus está sempre pronto para proteger seu povo

Balaão recebeu dinheiro e por três vezes tentou profetizar contra o povo de Israel antes que ele chegasse à Terra Prometida para que ele fosse derrotado, porém nas três tentativas Israel estava debaixo da bênção de Deus e a tentativa de amaldiçoar foi frustrada (Nm 23: 1 a 11; Nm 23: 13 a 25; Nm 24: 1 a 10):
Balaão foi impedido por Deus de proferir maldição contra o povo

3) Deus vai sempre transformar as maldições em benção

Em Romanos 8:28 está escrito: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Esse texto é maravilhoso porque aponta para o cuidado de Deus em relação aos seus filhos. Constantemente passamos por situações em que somos alvos de palavras e ações que muitas vezes nos deixam assustados.

Diante dessas circunstâncias, perplexos perguntamos: porque estou passando por isso? Porque estou sofrendo essa injustiça? A vida vai sempre apresentar essas questões, mas o que precisamos ter em mente é que “todas as coisas cooperam para nosso bem”.
Para cada situação de injustiça, de maldição de vergonha, nosso Deus trará sempre dupla honra.

Conclusão: A história do povo hebreu é o espelho da história de cada um de nós. Fomos escolhidos por Deus e nessa trajetória em direção a nova Jerusalém nenhum inimigo tem o poder de nos paralisar. 1 João 5:18 Está escrito: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.”

Compartilhar: