Coração Duro - Parte 2




Texto Base: Marcos 4:35-41

Introdução:  Como vimos na semana passada a dureza de coração é um mal gravíssimo, pois afasta o homem da presença de Deus provocando consequências terríveis. Esse mal é tão horrendo que não atinge somente a vida de quem está contaminado por ele, mas se estende a todos os que estão a sua volta, família, irmãos, amigos.
Hoje vamos continuar nesse tema, coração duro.

O escritor de Hebreus fala que muitos líderes da nação de Israel, por ter um coração duro não entraram na terra da promessa, morreram no deserto engolido pela terra, envenenados por serpentes. Imagina, isso aconteceu com um povo que foi liberto de forma sobrenatural, que viu Deus exercer juízo sobre seus opressores, que no caminho em direção a terra da promessa vivenciou milagres extraordinários. Precisamos estar atentos ou poderemos ter nosso coração também afetado, e digo isso, por ver que muitos já estão contaminados e se não houver mudança terão o mesmo fim.

Se alguém nesse dia espera um conselho, um direcionamento para sua vida, a Palavra, a revelação é essa: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações”.  “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo” (Hb 3:12).

Voltando ao texto base, nessa narrativa da travessia do Mar da Galileia é possível observar que os corações dos discípulos de Jesus estavam endurecidos. E o que confirma isso?

3) Em meio a tempestade, em nenhum momento eles se preocuparam com a integridade física de Jesus, mas estavam preocupados apenas com suas próprias vidas.

O mundo hoje enfrenta esse problema as pessoas buscam cada vez mais sua própria satisfação e não procuram doar-se para os outros. Criam pequenos mundos pessoais, seletivos, egoístas e individualistas. Querem apenas o que lhes beneficia e não estão dispostos a deixar de lado os seus próprios interesses em favor dos outros.

Esse problema é sério e está atingindo em cheio principalmente a nossa principal célula que é a família.  Temos que ter muito cuidado, não podemos aceitar essa contaminação do inferno. O apóstolo Paulo fez uma advertência severa:  "Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente." (1Timóteo 5.8)

Se a família não está bem, todos os outros relacionamentos, as idealizações, empreendimentos, a vida profissional e espiritual também não estarão.

Examine o seu coração. Doe-se de coração.

Em João 13:34 Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”.

É obvio que esse amor ao qual Jesus citava, pouco tem haver com o amor que manifestamos em nossos dias, e isso fica claro quando Ele diz: “amai como eu vos amei”, ou seja, um amor que está disposto a se sacrificar, a abrir mão dos seus interesses, dos desejos pessoais; amor que esta acima de sentimentos, não depende de circunstâncias, mas de decisão.

Conclusão: Em Ezequiel 11:19 Deus prometeu transformar o coração do seu povo: “e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”.  Essa obra é extremamente importante, não podemos viver preocupados, temerosos, temos que ter um coração sensível e confiante em Deus e nas Suas promessas.

Compartilhar: