Kingdom - seja feita Tua vontade



Texto Base: Mateus 6:9-13
Introdução: Essa semana a rede juvenil estará realizando mais um congresso e esse ano o tema escolhido é Kingdom, Reino. Esse assunto é importantíssimo e não apenas os jovens, mas toda a igreja precisa mergulhar nele. A relevância desse assunto é tão grande que está inserida na oração modelo ensinada por Jesus: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade”.
Quando clamamos pelo Reino Deus estamos, em outras palavras, pedindo que Seu governo seja estabelecido sobre nós.  Antes estávamos no império das trevas. O inimigo como um tirano nos aprisionava, éramos escravos do pecado, mas Jesus nos libertou e nos deu a possibilidade viver algo novo, diferente. Hoje no Reino podemos experimentar a vontade de Deus que segundo Romanos 12:2 é boa, agradável e perfeita.
Precisamos lembrar que o reino de Deus é o lugar onde Ele governa, onde Ele é o dono de tudo. Dois ou mais reis não podem ocupar ao mesmo tempo um único trono. O Senhor precisa de fato ser o dono de tudo, da nossa casa, trabalho, finanças saúde, igreja, toda nossa vida. Temos que romper com os nossos desejos e vontades e com os valores e princípios que regem este mundo para viver de acordo com a vontade, valores e princípios de nosso Rei e Senhor.
Existem alguns indícios de que o Reino está estabelecido:
Primeiro: quando abrirmos mão da nossa vontade para viver a Dele
Creio que a principal luta de um filho de Deus é viver no centro da vontade do Pai, mas sabemos que isso não é fácil por que nem sem sempre a vontade de Deus está em linha com a nossa vontade. Muitos frente a esse conflito optam por fazer a sua própria rota, abandonando a fé, desviando-se do caminho. É evidente que essa não é e nunca será a melhor escolha. Mesmo nos momentos em que a vontade de Deus entra em conflito com a nossa a Dele tem que prevalecer.
Jesus ensinou essa verdade e viveu até as últimas consequências. Quando estava perto da crucificação, sua alma se angustiou, chorou e mesmo sabendo que essa era a vontade do Pai, passar por essa situação terrível, tentou argumentar: “Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice!” (Mt 26:39 a). Jesus queria viver uma outra realidade, mas diante da vontade soberana de Deus Ele acatou: “todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26:39 b).
Renunciar à nossa própria vontade não é fácil, mas é necessário. E essa renúncia não deve ser com peso no coração, com tristeza, mas deve ser feita com alegria.
Infelizmente muitos filhos de Deus estão orando e buscando a Deus para que suas vontades sejam satisfeitas, e esquecem que a vontade de Deus é soberana. Precisamos orar como Jesus ensinou: “Pai, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”.
Segundo: quando entendemos que a vontade dele é sempre a melhor que a nossa
Deus tem sempre o melhor para os seus filhos. Jesus disse: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:11).
Costumo dizer que as pessoas têm uma ideia errada a respeito de Deus, muitos conhecem o velhinho rabugento, bravo, que castiga e envia paro inferno, mas esse não é o Deus verdadeiro, o Deus que servimos é Pai que tem imenso prazer em abençoar seus filhos.
Conclusão: Bom seria se a nossa vontade estivesse sempre alinhada a vontade do Pai, mas mesmo quando isso não for possível precisamos agir com sabedoria e aceitar a vontade Dele. 
“Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a tua aliança de amor com os teus servos que, de todo o coração, andam segundo a tua vontade”. (I Reis 8:23). Deus abençoa os que de todo coração andam segundo a sua vontade.

Compartilhar: