Muralhas vão cair!



Texto Base: Josué 6:1-16.

Introdução: Israel ao chegar diante da terra da promessa encontrou uma fortificação. Jericó a primeira cidade a ser conquistada estava rigorosamente fechada, cercada por muralhas que chegavam a ter até seis metros de espessura. Ultrapassar aquela imensa barreira era algo improvável aos olhos humanos, mas o que parecia impossível aconteceu a fortificação foi destruída debaixo de um mover sobrenatural.

Assim como Deus deu vitória ao seu povo e aquela fortificação não foi capaz de impedir que eles conquistassem a promessa, creia, hoje toda fortaleza que esta a tua frente também será destruída.

No processo de destruição da fortificação foram necessárias três atitudes:

Primeira: Obediência  - Deus deu ordem para o povo caminhar em torno da muralha por sete dias e instruiu, ainda que ao fim da caminhada as trombetas soassem e que todos gritassem para que a fortificação viesse abaixo. Josué recebeu essa ordem e não questionou obedeceu incondicionalmente. Fico pensando se hoje o Senhor nos entregasse essa mesma estratégia, aposto que muitos diriam: “isso não vai dar certo”, “é melhor usar uma bomba, um explosivo”. Infelizmente muitos querem a destruição das fortalezas, mas não estão dispostos a obedecer.

Para muitos orar, jejuar, receber a imposição de mãos, a unção com óleo é bobagem, fazer uma caminhada profética é se expor demais. Para esses existem “outras formas” de se resolver os problemas.

Não podemos esquecer nunca que as coisas de Deus são loucuras para o mundo. As vezes Deus vai pedir que façamos coisas que serão completamente opostas a lógica humana.

Segunda: Paciência - Muitas vezes perdemos as bênçãos porque falamos demais. Não somos treinados a esperar a permanecer em silêncio.

Nos versículos 10 e 20 está escrito que Josué ordenou que o povo ficasse calado até o dia em que ele desse o comando para gritar e o povo esperou com paciência esse momento.

Certamente diante das muralhas que te cercam haverá o tempo certo para dar o grito, e certamente o teu grito não será de dor, sofrimento, lamento, mas de vitória.

Terceira: Honra - Jericó como primeira cidade a ser conquistada deveria ser consagrada ao Senhor como oferta de primícias de acordo com o que Deus orientou Josué. Leia os versículos 18 e 19. A honra é uma lei espiritual que desata bênçãos ilimitadas. Em Provérbios 3:9-10 está escrito: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”.


Conclusão: O povo de Israel perseverou até o fim e viu a destruição da fortificação que os impedia de tomar posse da terra. Hoje você também verá a destruição de todas as fortalezas. Só não esqueça de honrar ao Senhor quando a promessa chegar, porque depois de Jericó outros desafios virão e você certamente necessitará da boa mão do Senhor estendida sobre a sua vida.    

Compartilhar: