Admirável inteligência de Jesus




Texto Base: Lucas 2:42-47
Introdução: Muito já foi escrito sobre a inteligência de Jesus. Sábios, estudiosos ao redor do mundo até hoje se admiram de sua capacidade intelectual. Seja no meio acadêmico ou religioso, sua existência e inteligência são reconhecida e admirada.
Jesus foi sem sombra de dúvidas o homem mais inteligente que esse mundo já conheceu. Desde sua infância, Ele já impactava os sábios e estudiosos. Aos doze anos impressionou os doutores da lei, fez de sua vida um modelo a ser seguido.
O mais admirável é que Jesus nasceu e morreu como homem, toda a sua missão na terra foi cumprida nessa condição. Em nenhum momento em seu ministério terreno utilizou seus atributos de Deus, mas transitou entre nós como um ser humano, sujeito aos mesmos sentimentos que qualquer mortal, foi assim que se tornou exemplo de inteligência, sabedoria, santidade.
Uma das principais lições deixadas pelo Mestre é que a inteligência não se manifesta somente no discurso, mas principalmente na pratica. Ele possuía uma inteligência admirável e a manifestou de várias formas:
Primeira: Abençoando o próximo
Por onde Jesus passou ele realizou milagres, ele atendeu ao doente, ao oprimido, ao aflito. Jesus desenvolveu a fé que recebeu do Pai e utilizou essa fé em favor do seu próximo.
Os homens mais sábios da terra sempre fizeram o mesmo, sempre utilizaram a sua inteligência em favor da humanidade. Se hoje temos lâmpada, ao invés de candeeiros ou velas, temos que agradecer a Thomas Edison. Se hoje podemos percorrer grandes distâncias em poucas horas, viajando sobre as nuvens num avião temos que agradecer a Santos Dumont. Esses homens criaram, inventaram, utilizaram a inteligência para a melhoria da condição de vida das pessoas. 
Nosso Amado Jesus a nível espiritual fez o mesmo, Ele mostrou ser possível um homem desenvolver a fé a ponto de levantar coxos aleijados, dar vista a cegos, ressuscitar mortos.
Em Mateus 15:30, está escrito: “E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou”.
Seguindo o exemplo de Jesus, precisamos ter velocidade de raciocínio para levantar a voz e repreender ou aceitar uma palavra ou uma circunstancia da vida.  Diante dos enfermos, não podemos aceitar e nos conformar, temos que na autoridade concedida em Seu Nome repreender a enfermidade. Diante dos coxos, de pessoas que estão paralisadas, precisamos ter a inteligência da fé para ordenar a queda, a destruição do espírito de paralisia.
Jesus como homem desenvolveu a fé para benefício do homem e nós o que estamos fazendo? Será que não estamos sendo egoístas demais? Quantas pessoas você tem auxiliado? Quantas vidas você tem conduzido a Jesus?
Há muitas pessoas que estão sofrendo e temos que ajudá-las, precisamos ser instrumentos de restauração, mas isso só será possível se colocarmos a inteligência que o Senhor nos deu a serviço das pessoas.
Conclusão: Deus deixou a sabedoria a disposição dos servos de Deus, não podemos desprezá-la, ao contrário, precisamos desenvolvê-la para vivermos o melhor de Deus nessa terra.

Compartilhar: