ovelha com caráter de ovelha



Texto Base: João 10:11-14

Introdução: A luz da Palavra de Deus podemos comparar a igreja como um grande aprisco. Essa ilustração é maravilhosa, pois demonstra o imenso amor de Deus pelo seu povo. Deus quer que o seu povo esteja bem cuidado, quer que seu povo receba alimento, fortalecimento e proteção.

Em Jeremias 3:15 Deus faz uma promessa: “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”.

Deus ama as suas ovelhas e tem cumprido a promessa, Ele tem levantado pastores segundo o seu coração para cuidar de suas ovelhas. As fracas estão se fortalecendo, as doentes estão recebendo o tratamento necessário e estão sendo curadas, as perdidas os pastores estão buscando, encontrando e trazendo de volta. Pelo menos em nosso meio tenho testemunhado essa realidade. Poderia citar inúmeros testemunhos de ovelhas que estavam perdidas e hoje estão nesse grande aprisco que é a Luz para as Nações.

Agora em contrapartida a esta realidade, hoje com advento das redes sociais podemos observar muita gente reclamando dos pastores e a principal reclamação é que os pastores não estão buscando as ovelhas perdidas.

Isso me preocupa e aqui não quero apenas defender pastores, mas abrir o entendimento da igreja para uma realidade que também é bíblica. Será que estes que reclamam de que estão perdidos e que não recebem ajuda, são de fato ovelhas? Ou se são ovelhas, manifestam o caráter obediente da ovelha?

Levanto essas questões, pois nem sempre os que estão no rebanho de Deus são de fato ovelhas com caráter de ovelha.

A verdadeira ovelha não sabe se defender, não tem habilidades para lutar em tudo depende do pastor. Essa ovelha desde que nasce produz lã, quanto mais tosquiada mais ela produz, nunca se nega a entregar a lã, como também não se nega a dar o fruto.  Outra coisa, ovelhas só comem capim novo e só bebem em águas tranquilas. E uma das coisas que eu mais admiro na ovelha é que ela ouve, obedece a voz do seu pastor.

Será que estamos manifestando verdadeiramente o caráter de ovelha? Isto é importante sabermos até porque no rebanho de Deus, há também:

1) Bodes

Isso fica bem claro quando Jesus declara em Mateus 25:32-33 “E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;  E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda”.  

Os bodes estão no meio das ovelhas, mas obviamente não são ovelhas, não se comportam como ovelhas, não tem a essência da ovelha.

Bodes têm características próprias, são traiçoeiros, violentos, cheiram mal, são desobedientes, não aceitam comandos, não se submetem. Muitos reclamam de pastores, de liderança querem ser tratados como ovelha, mas se comportam como bodes.

Outra coisa, o bode come tudo que vê na frente, se alimenta até mesmo de lixo. No nordeste é comum cruzarmos nas estradas com os bodes e observar que eles não escolhem alimento, eles experimentam tudo, restos de comida, papel, sacos plásticos, é como se houvesse um instinto de inquietação e curiosidade, eles querem comer e é só o que importa.

A grande maioria dos reclamam a falta de cuidado, amor, alimento na verdade não os tem, porque se comportam como bodes. Aqui mesmo na igreja, as vezes percebo a ausência de alguém e quando vou investigar o paradeiro descubro que essa pessoa está correndo atrás de um profeta novo que chegou na cidade, está fazendo uma campanha no monte, ou seja, os apóstolos, os demais pastores se esmeramos para dar o melhor alimento, mas o bode quer comer tudo até sem saber a procedência.


Sei que essa palavra pode parecer pesada para alguns, mas é necessária. Deus quer nos transformar em verdadeiras ovelhas.

Compartilhar: