Remover as Pendências



Texto Base: Josué  5

Introdução: Por cerca de 40 anos o povo de Israel peregrinou no deserto em direção a terra da promessa. Nesse tempo muitos por causa da dureza do coração e da murmuração, morreram sem ao menos pisar no território do leite e do mel. Uma nova geração se levantou e sob a liderança de Josué conseguiram atravessar o Jordão, mas logo foram impedidos pelo Senhor de prosseguir, agora não mais por rebeldia ou murmuração, mas porque havia pendência no arraial do povo de Deus. Enquanto as pendencias não fossem resolvidas eles não teriam o direito de conquistar a plenitude da promessa.

Esse texto é um grande alerta a igreja, pois revela que as pendências nos impedem de avançar. Estamos diante de muitas promessas, mas jamais tomaremos posse delas se houver alguma pendência especialmente em relação ao Senhor.

As principais pendências que nos impedem de avançar:

1) Falta de compromisso

Deus ordenou que Abraão e seus descendentes guardassem a aliança da circuncisão: “Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11) Essa aliança era o selo, a garantia de que Deus cumpriria duas grandes promessas: A primeira: Fazer de Abraão uma grande nação e a segunda: Entregar ao seu povo a posse da terra que mana leite e mel.

Com o passar dos anos o povo esqueceu o compromisso e todos os que nasceram no deserto não foram circuncidados. Enquanto o povo não resolveu essa pendencia com o Senhor, não puderam continuar a caminhada.

É óbvio que como cristãos não temos que nos submeter a lei da circuncisão, mas precisamos honrar de outras formas o nosso compromisso com Deus.  Na igreja muitos permanecem no mesmo lugar por total falta de compromisso, frequentam os cultos, não para oferecer ao Senhor seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável, mas para encontrar com amigos que não teriam condições de rever no meio da semana. Outros ainda buscam as igrejas somente pelas bênçãos de Deus e quando recebem, nem sequer lembram de dar um “tchauzinho” paro pastor ou para pastora.

Deus lembrou ao povo que eles precisavam mostrar o seu compromisso com um preço de sangue. Deus sempre deseja de fato nos abençoar, nos fazer conquistadores de excelência, mas espera de nós um compromisso firme, um compromisso de sangue.

Alguns compromissos que agradam a Deus: fidelidade nas primícias, dízimos e ofertas. Responsabilidade com a família. Seriedade com visão da igreja – Ganhar, consolidar, discipular e enviar (célula, encontro, escola de líderes, reencontro, etc)

2) Falta de humildade

Josué teve a visão de um anjo que lhe ordena a tirar as sandálias dos pés. A simbologia de descalçar os pés era a de plena humildade, significava estar desprovido de recursos de segurança humana. Afinal o Anjo estava com ele era o Príncipe do exército do Senhor.
Queridos, este é o mesmo anjo que luta nossas lutas, é o mesmo que peleja por nós. Todas as nossas conquistas não são conquistadas por nosso esforço humano ou força de nosso braço. Precisamos reconhecer que nossas vitórias procedem do trono de Deus.

Toda honra e Glória pertence ao nosso Deus. Muitos têm caído por que não reconhecem isto, querem tocar na glória do Senhor.

Conclusão: Os inimigos já estavam resignados que teriam que sair da terra e dar lugar ao povo de Deus.  Isto quer dizer que o Diabo sabe que somos mais que vencedores. Agora escute: vencer o inimigo não é a tarefa mais difícil a executar, Cristo já venceu por nós, a tarefa mais difícil de ser colocada em prática é remover as pendências da alma.

Compartilhar: