Remover as Pendências - Parte 2



Texto Base: Josué 5:2-9

Introdução: Alguém já disse Israel poderia fazer a caminhada entre o Egito e terra da promessa em 40 dias, mas como sabemos a caminhada se estendeu por 40 anos. Porque razão o povo permaneceu tanto tempo no deserto? A verdade é que havia muitas pendências que os impedia de tomar posse da promessa. O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu deles, continuavam com velhos costumes e conceitos do tempo da escravidão.

Assim como Israel hoje muitos permanecem nos desertos da vida e passam dias, meses e anos e as promessas não se materializam, tudo porque não decidem por mudança, não removem as pendencias. Iniciamos na semana passada uma série de estudos que nos desafiam a remover as pendências e hoje vamos nos livrar de mais duas:

A primeira: Miséria espiritual

Em Êxodo 19:10-11 está escrito: Disse Deus a Moises: vai ao povo, e santifica-os hoje, e amanhã. Lavem eles suas vestes e estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o Senhor, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai.  Moisés foi orientado e orientou o povo, mas em Êxodo 20:21 descobrimos que por medo eles ficaram observando tudo de longe.

Infelizmente esta continua sendo a realidade de muitos. O Senhor tem ordenado a sua igreja que se adorne, se santifique, lave suas vestes, para ter comunhão direta e íntima com Ele, mas muitos por medo ficam de longe.  Deus deseja ter comunhão direta e íntima com o seu povo, cada filho de Deus pode ter acesso direto ao coração do Pai, mas nem todos querem pagar o preço da oração, da leitura da Palavra, da meditação diária, preferem viver na dependência de outros.
           
Enquanto não rejeitarmos miséria espiritual e buscarmos com todo o nosso coração ao Senhor, não alcançaremos a plenitude da promessa. É claro que é mais fácil ter sempre alguém que ore por nós, que leia a Bíblia por nós, que nos motive diariamente a não perdermos o foco dos valores espirituais, mas certamente essa não é a vontade de Deus. Todos nós precisamos ter a responsabilidade de buscar ao Senhor, lutar para ter um relacionamento a cada dia mais profundo com Ele.

Segunda: Incredulidade

Parece um contra-senso dizer que um servo de Deus, pode ter em seu coração qualquer jugo de incredulidade, mas a realidade apresenta isto mesmo. Costumo dizer que com o avanço da ciência e da medicina, não se vê mais as pessoas confiando na oração da fé. Um jugo pesado de incredulidade vem rondando a vida da igreja em nossos dias.

Em Romanos 12:2, o Apóstolo Paulo ministra uma palavra de alerta a Igreja: ”Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”. Eu não posso viver de forma alguma com a forma do mundo que confia na força do braço, na poupança, no plano de saúde, no seguro contra roubo. Eu e você vivemos pela fé no filho de Deus, que a cada dia cuida de nós. Não estou falando em não ter essas coisas (Reserva no banco, plano de saúde, seguro, etc) me refiro a não por a confiança nessas coisas. Nossa confiança precisa estar primeiramente no Senhor.
           
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer penosamente o pão que granjeaste;  aos seus amados ele dá enquanto dormem”. Sl. 127:1-2.

A corrida pelo sustento tem levado a muitos a uma verdadeira roda-viva, trabalho aqui, ali e acolá, de domingo à domingo. Isto não seria se conformar com o mundo? Tomar a forma do mundo? Isto não seria também um tipo de incredulidade? Creio que sim. Jesus certo dia disse aos seus discípulos: buscai, pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Ou creio que Deus pode suprir todas as minhas necessidades em glória ou simplesmente serei como qualquer outra pessoa que luta pela “sobrevivência”.

Conclusão: A incredulidade e a miséria espiritual caminham juntas e se apóiam. Eu preciso “conhecer ao Senhor e prosseguir em conhecê-lo” como diz o texto de Oséias.

O preço da salvação já foi paga pelo Senhor na cruz do calvário, agora, o preço do crescimento espiritual eu preciso pagar todos os dias.


Não retarde as bênçãos de Deus sobre sua vida e família, decida remover as pendencias.

Compartilhar: